Agenda
D. João Lavrador presidiu ao encerramento do 90º. Cursilho de Homens
O Movimento Diocesano dos Cursilhos de Cristandade (MCC) realizou, entre os dias 30 de abril e 3 de maio, no Centro Pastoral Paulo VI, o 90º. Cursilho Cristandade de Homens. O encerramento foi presidido por D. João Lavrador e reuniu algumas centenas de cursilhistas, oriundos dos vários arciprestados da Diocese.
A equipa sacerdotal, foi constituída pelo Pe. Eugénio Freitas da Silva, diretor Espiritual do Cursilho e pelos Pe. José Álvaro Aguiar Correia de Sá e Pe. Rogério Fernandes Rodrigues. Já a equipa leiga foi constituída por 11 dirigentes do MCC, sendo reitor/coordenador do Cursilho, o dirigente António Alves Araújo de Refóios.
A clausura de encerramento teve início com uma breve intervenção do Reitor do Cursilho e seguiram-se os testemunhos dos novos cursilhistas, afirmando terem sido três dias de “uma experiência única e enriquecedora” e destacando os momentos de intimidade com Cristo no Sacrário e a amizade criada entre todos, “que se refletirá vida fora”.
António Araújo destacou ainda “o clima de alegria, amizade e esperança” vivido nestes três dias. Já o diretor Espiritual do Cursilho, Pe. Eugénio Freitas da Silva, referiu que o Cursilho não é para ensinar, mas “para aprender e partilhar”. “Temos que nos atualizar continuamente para caminhar no tempo que estamos a viver: o Ano Jubilar”, afirmou.
Na eucaristia, D. João Lavrador destacou as manifestações de Jesus Cristo, que, segundo ele, se dá em alimento e é sentido na abundância da comunidade e do amor. “Sou Cristão porque quero seguir a Cristo. O Cursilho é o encontro com Cristo Vivo que nos faz vencer barreiras”, referiu, lembrando que se vive numa sociedade “do não incomodes”. “Temos que ter coragem e ser testemunhas do amor de Jesus Cristo. Não tenhais medo porque Cristo está connosco”, sublinhou, convidando os participantes a estarem atentos e despertos à vocação nas crianças.
No evento, estiveram presentes a presidente do Secretariado Diocesano, Conceição Ponte, o assistente espiritual do MCC, Pe. Manuel José Torres Lima, o assistente espiritual adjunto, Pe. Paulo José Norberto Alves, o responsável da Escola do MCC Mons. Manuel José da Costa Azevedo Vilar e todo o Secretariado Diocesano do MCC.
Por José Borlido