D. João Lavrador reuniu com os jornalistas de Viana do Castelo

A Casa Episcopal, em Darque, Arciprestado de Viana do Castelo, acolheu um encontro entre o Bispo diocesano, D. João Lavrador, e os jornalistas de Viana do Castelo, a propósito da apresentação da Mensagem do Papa Francisco para o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

D. João Lavrador mostrou o seu “apreço” pelo trabalho dos jornalistas, que são “fazedores da opinião pública”. “Reconhece-se, a partir do exposto, a preocupação do Papa Francisco em sublinhar na comunicação, e deste modo interpelar os comunicadores, o seu objetivo humanizador que terá de atender à pessoa humana na sua verdade, à sua relação e ao sentido da sua existência”, afirmou, classificando a mensagem como “riquíssima” para “iluminar a comunicação social”. “(...) no ano que atravessamos, cheios de sonhos, perplexidades, angústias, mas também com muita solidariedade, tanta gente a clamar a paz, sentimos que a comunicação social deve ser uma voz que edifique uma sociedade mais humana, na qual a paz e a justiça, o bem e a verdade estejam presentes”, frisou, apelando à esperança: “Há um mundo novo a edificar, que exige esforço e dedicação de todos.”

No final do encontro, o prelado foi questionado sobre a polémica em volta da Jornada Mundial da Juventude, sobre a qual D. João Lavrador disse que "é natural que [o gasto] seja escrutinado em público, porque mesmo que até fossem dinheiros especificamente da Igreja, estes não deixam de ser também públicos, porque eles vêm do povo. Portanto, há todo o direito de saber o que se está a passar". "A Igreja tem de ter a consciência da sociedade em que estamos, e tem de ser simples, sóbria, sem estes aparatos de grandes despesismos. Tem de dar o exemplo nesse sentido", defendeu.