D. João Lavrador sonha com um grande movimento na Diocese

| Tempo de leitura: 2 min

As dioceses do norte de Portugal realizaram entre sábado e domingo a iniciativa conjunta ‘Km11’, uma atividade de preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que inclui um programa de descoberta do património, de festa, oração e celebração. A designação ‘Km11’ refere-se à cidade de Emaús, que fica a 11 quilómetros de Jerusalém, e ao episódio bíblico que relata o encontro de Jesus ressuscitado com dois discípulos.

Vigília de Oração JMJ Do programa conjunto às seis dioceses (Braga, Bragança-Miranda, Lamego, Porto, Viana do Castelo e Vila Real) destacou-se uma Vigília de Oração, com os bispos de cada uma com os “jovens à sua volta” no sábado. 

Em Viana do Castelo teve lugar na igreja paroquial de Vila de Punhe e contou com a presença de duas centenas de jovens, oriundos de toda a diocese. A vigília, presidida pelo bispo D. João Lavrador, centrou-se na passagem dos Discípulos de Emaús e foram destacadas três palavras: escutar, olhar e partir. Envolvido pela animação juvenil, o bispo da diocese dirigiu no final da vigília algumas palavras aos jovens, convidando-os a levar, tal como os apóstolos, a boa notícia que Jesus de Nazaré está vivo aos diferentes contextos da nossa sociedade. E pediu aos jovens, para estarem presentes nas comunidades paróquias, que necessitam da sua colaboração, da sua coerência, do seu sentido de verdade e sinceridade. Considerou que a JMJ é uma graça para o nosso país e temos de aproveitá-la para um encontro com Jesus e com os irmãos, que será tanto mais jovem, quanto mais estivermos em comunhão com Jesus, apelando aos jovens para marcar a diferença na sociedade, quando é necessário ser diferente. 

Nas palavras finais, D. João Lavrador manifestou o sonho de um grande movimento juvenil na nossa diocese: “que cada um de nós percorra este caminho, tão breve já, até à JMJ para nos enriquecer com esta experiência, para depois continuarmos a fazer uma pastoral juvenil de jovens na nossa diocese, em todos os arciprestados e se possível em todas as paróquias, para termos um grande movimento juvenil. Eu sonho com isso, um grande movimento juvenil na nossa diocese”.