D. João Lavrador visitou Miranda, Cendufe e Padreiro – Santa Cristina

O Bispo diocesano, D. João Lavrador, realizou a Visita Pastoral nas Paróquias de Miranda, Cendufe e Padreiro – Santa Cristina, no Arciprestado de Arcos de Valdevez, e crismou dezenas de jovens.

Visita Pastoral à Paróquia de CendufeElisabete Sousa já não mora em Cendufe, mas acompanhou a Visita Pastoral nas Paróquias de Cendufe e Padreiro – Santa Cristina. “Foi com muito gosto que acompanhei e ajudei com a visita do senhor Bispo”, disse, contando que ajudou nos cânticos e nos arranjos florais. “A minha mãe e a minha sogra são zeladoras do altar de Santa Cristina e do altar-mor de Cendufe e, por isso, tento colaborar sempre que me pedem”, acrescentou.

A paroquiana assegurou que a visita foi “importante” porque permitiu a D. João Lavrador conhecer melhor aquelas Paróquias. “O senhor Bispo mostrou um grande interesse em conhecer as Paróquias e, para nós, é bom sentir isso”, salientou, garantido uma “boa” recetividade por parte das duas comunidades. “Trata-se de uma pessoa muito simples e simpática. Gostei muito de o receber e acolher”, afirmou, contando que o Bispo diocesano deixou um apelo à participação dos jovens na Jornada Mundial da Juventude.

Já Alexandrina Cunha é da paróquia de Miranda e também acompanhou a Visita Pastoral. “É importante o Bispo visitar todas as paróquias da Diocese para se mostrar próximo dos diocesanos”, defendeu, contando que “as pessoas ficaram muito felizes e emocionadas por recebê-lo em sua “casa”. "A visita é igualmente importante para o Bispo porque é uma forma de perceber como está a paróquia, sensibilizando-o para algumas coisas que poderão fazer falta em vários sentidos”, acrescentou.

Desde fevereiro de 2008 que a comunidade de Miranda não recebia um Bispo e, por isso, mostrou-se “muito dedicada” para receber D. João Lavrador. “Fizeram tapetes e, no final da eucaristia, fizemos um lanche”, contou, referindo que estavam “ansiosas” pela visita. “As pessoas não o conheciam e ficaram surpreendidas pela positiva porque o Bispo mostrou-se muito simples e afetuoso com as pessoas”, assegurou, salientando: “Elas gostaram muito dele e sentiram-se acolhidas por ele.”