D. João Lavrador visitou o Soajo

A paróquia de S. Martinho do Soajo contou no último fim de semana de novembro, dias 25, 26 e 27, com a presença do seu Pastor, D. João Lavrador que realizou a sua visita pastoral visitando todos os locais de culto e procurando estar em contacto direito com os membros da comunidade.

Visita Pastoral Soajo 2022No primeiro dia visitou os lugares de Vilar de Suente e o de Vilarinho das Quartas onde conheceu as suas capelas tendo conversado com a população. De seguida visitou os espigueiros e o museu etnográfico onde se inteirou um pouco sobre o passado de Soajo e as suas tradições.

O sábado foi marcado, durante a manhã, pela visita aos outros lugares e suas capelas – Adrão, Várzea, Paradela, onde celebrou Eucaristia, Campo Grande e Cunhas assim como conhecer as suas gentes. No fim da manhã participou na montagem do presépio com o grupo de catequese e após isso almoçou no centro social com utentes, pessoal do centro e direção, as crianças da catequese e colaboradores da paróquia.

Da parte da tarde, reuniu-se com os membros da paróquia e colaboradores onde procurou conhecer a dinâmica da paróquia, os seus pontos fortes e as suas fragilidades, exortando-os a ser e viver como comunidade aberta à mudança mas norteando-se sempre pelos valores cristãos. Pediu que estivessem mais atentos às necessidades do pároco e que o auxiliassem sempre que possível nas tarefas pastorais e que não se esquecessem de ser sempre alegres pois nunca estão sozinhos, Deus está sempre presente nas suas vidas.

No Domingo, a celebração da Eucaristia foi o culminar desta visita pastoral. Toda a comunidade se envolveu desde a preparação dos tapetes de flores até à guarda de honra feita pelos grupos etnográficos- Camponesas de Soajo e Vilarinho das Quartas.

Na homilia, D. João Lavrador evidenciou mais uma vez o valor de viver em comunidade tornando-a cada vez mais fraterna, renovando-se através dos jovens, sendo participativos e vivendo na alegria e com esperança.