Dezenas de agentes pastorais participaram na formação em Liturgia, em Ponte de Lima

| Tempo de leitura: 2 min

A Paróquia de Ponte de Lima promoveu, em todas as terças-feiras do mês de janeiro e primeira de fevereiro, seis formações sob o mote “Redescobrir a Liturgia”. Os encontros foram abertos “a todas as pessoas que desejassem participar” mas, “sobretudo”, aos agentes pastorais envolvidos na Liturgia.

Foram dezenas aqueles que participaram nas seis formações. Dos mais velhos aos mais jovens. De acordo com o Pároco, Mons. Fernando Caldas, os encontros iniciaram com “cerca de 50 participantes” e terminaram com “mais de uma centena”. “Foi muito bom”, assegurou, contando que a avaliação dos participantes é “positiva”. “Deixam-nos ainda algumas dicas para formações futuras, mas dizem, sobretudo, que são necessárias”, referiu, salientando que “as pessoas estão desejosas de formação”. “Há uma carência formativa um bocado generalizada nas nossas assembleias e nos nossos cristãos. Uma coisa é vir, ouvir e participar na Eucaristia, e outra coisa é haver estes momentos formativos, que não são académicos nem formais. Há apresentação de um tema em que, muitas vezes, há recurso a projeções PowerPoint com alguns textos, e depois abre-se o diálogo, num espaço de perguntas e respostas para as pessoas poderem colocar as suas dúvidas”, especificou.

As seis formações foram dadas por “várias pessoas” de diferentes áreas, sobre os temas: “A beleza da Liturgia”, “A palavra de Deus e os leitores, na Liturgia”, “O serviço na Liturgia e os acólitos”, “A música litúrgica e os cantores”, “O espaço litúrgico” e “A oração e espiritualidade litúrgica”.

Dada a “grande adesão”, Mons. Fernando Caldas confidenciou ainda que irá promover mais formações idênticas “num futuro próximo”. “Neste momento, não tenho nada programado, mas tenho grande vontade de fazer mais formações, provavelmente, antes do mês de maio. Logo a seguir à Páscoa”, contou, adiantando: “Quatro ou cinco encontros sobre a Sagrada Escritura”.