Dia Diocesano da Catequese: Encontra... Celebra... Vive! 

| Tempo de leitura: 3 min

Tal é o tema do Dia Diocesano da Catequese do presente ano pastoral, a realizar no dia 6 de maio próximo, no auditório do Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, Viana do Castelo. 

Dia diocesano da Catequese 2023Com o propósito de juntar no mesmo local, no mesmo tempo, os diversos agentes da Catequese, o Secretariado Diocesano convida todos os catequistas, crianças e adolescentes das Paróquias da Diocese, mas também desafia os pais que se disponham a acompanhá-los, para além das Equipas Arciprestais de Catequese, que são, naturalmente, esperadas. Este ano, por razões óbvias, resolveu apelar à presença dos grupos paroquiais que estão a preparar-se para participar na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 (JMJ). A inscrição de cada pessoa pode ser feita através do formulário em https://docs.google.com/forms/d/e/ 1FAIpQLSdZnGVeHSUo4r8gImsiqoxly79jTcbJDXfOT3nBWlH83mZamg/ viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0. 

O programa prevê o acolhimento dos participantes a partir das 09h30, após o que se distribuirão por ocupações específicas (catequistas, por um lado; pais, por outro; crianças, adolescentes e Grupos JMJ, por outro), com conteúdos e práticas diferentes, mas simultâneos, até às 11h00. Enquanto os catequistas tomarão contacto com os mais recentes desenvolvimentos do Novo Itinerário da Catequese, a partir dos recentes trabalhos do Encontro Nacional (realizado na Diocese de Viseu) e com o que a Igreja deles espera, os pais, sob a orientação de uma mãe-catequista experiente, abordarão o tema da formação dos seus filhos na fé, e a oportunidade que se lhes abre de esclarecer a sua própria fé e a desenvolver serena e gradualmente. Equipas diferentes estarão disponíveis para trabalhar com as crianças, com os adolescentes e com os Grupos JMJ, estes com o apoio da estrutura que está a organizar a participação diocesana na Jornada. 

Após um intervalo, preparar-se-á a celebração da Eucaristia, a que o Bispo diocesano presidirá e que será concelebrada pelos sacerdotes presentes e animada por um grupo coral convidado. O almoço voltará a ter um formato partilhado, em espaço próprio, justamente para promover o encontro, sempre interessante e enriquecedor, entre os diversos grupos. A tarde será preenchida com uma animada dinâmica que envolverá todos os participantes, preparada e orientada por escuteiros da Diocese que, para o efeito, se juntarão ao grupo. A meia tarde, para encerrar o encontro, serenar, dar graças a Deus e pedir-Lhe um bom regresso a casa, e o empenho e a energia indispensáveis aos desafios que sempre os esperam, os participantes serão convidados a um momento de oração conjunta, em Igreja. O Secretariado Diocesano da Catequese apela à participação de catequistas, pais, crianças, adolescentes, Grupos JMJ e Equipas Arciprestais, no fundo, todas as pessoas escolhidas por Jesus para a nobre tarefa da Catequese diocesana.