Dia Diocesano da Catequese incentivou ao encontro e à partilha de experiências

Cerca de 200 jovens e agentes pastorais, dos vários Arciprestados a Diocese, celebraram o Dia Diocesano da Catequese, no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque.

A iniciativa, organizada pelo Secretariado Diocesano da Catequese, debruçou-se sobre a importância da catequese na vida da igreja, levando ao encontro com Jesus Cristo. “Querermos que seja um dia de formação, celebração e convívio”, afirmou o Pe. Vasco Gonçalves, diretor do secretariado.

O responsável reconheceu que a igreja e, em particular, “a catequese tem de estar em peregrinação”, procurando “o caminho de novas formas  de tornar eficaz o anúncio de Jesus Cristo no mundo de hoje”. “A catequese não se pode agarrar ao sistema de sempre, se não, corre o risco de morrer”, defendeu, alertando para a necessidade de “um encontro intergeracional em ambiente da igreja”. “Os pais também têm um papel importante no processo educativo da igreja”, acrescentou, destacando igualmente o papel da comunidade.

Por fim, o Pe. Vasco Gonçalves sublinhou a importância do investimento na formação de adultos que “ajudarão os mais jovens a caminhar na fé”.

Irlanda Gandra veio do Arciprestado de Valença com três jovens. Foi desafiada pela coordenadora da catequese na sua paróquia e veio participar, pela primeira vez, no Dia Diocesano da Catequese. “Uma das meninas nunca tinha visto uma freira, portanto, toda a envolvência incentiva à partilha de informação e experiências”, referiu.

Já Catarina Magalhães veio do Arciprestado de Ponte de Lima com o seu grupo de catequese. “Fomos desafiados pelo catequista e viemos participar. Espero aprender e partilhar experiências”, salientou.