Diocese de Viana do Castelo promoveu encontro de Padres novos

Decorreu no dia 17 de abril o encontro de “Padres Novos”. Este encontro foi preparado por um dos sacerdotes, o Pe. Luís Armando, em Refoios do Lima, Ponte de Lima. Contou com a presença do Bispo da Diocese, D. João Lavrador, com o Vigário para o Clero, Vocações e Vida Consagrada, e com doze jovens sacerdotes ordenados nos últimos 10 anos. O Bispo da Diocese acompanhou todo o encontro com a sua presença afável, próxima, fraterna e interpelativa.

Encontro padres novos 2024A oração de Hora Intermédia, intercalada em dois coros, deu vida ao cadeiral dos Cónegos de Santo Agostinho. Momento em que a Palavra de Deus entoou a gratidão por todos aqueles que outrora, nesta igreja conventual e no seu convento, entoaram cânticos de louvor e semearam o Evangelho do serviço e da dignidade humana, realidade inseparável da novidade da Boa-Nova. Entoaram o louvor a Deus pelo dom dos sacerdotes que entregam a sua vida aos irmãos. Entoaram a esperança pela messe que, de todos, espera operários dedicados. Entoaram o compromisso: “Vem e segue-me”.

Na reflexão sobre a leitura breve, o Bispo diocesano, partilhou a frescura do anúncio da primeira hora, o kerigma, mensagem fundamental que toma rosto na vida e no trabalho apostólico da nova geração de presbíteros e de todo o Povo de Deus. Este anúncio e mensagem faz nascer autênticas comunidades de discípulos missionários. O Papa Francisco descreve a primeira proclamação, com a qual tudo começa, com as palavras: “Jesus Cristo ama-te, deu a sua vida para te salvar, e agora vive contigo todos os dias para te iluminar, fortalecer, libertar” (Evangelii Gaudium 164).

O Bispo da Diocese referiu, ainda, que todos somos arautos deste mistério de amor, morte e ressurreição, que nos torna verdadeiras e credíveis testemunhas. Este anúncio supõe a entrega pessoal. E é força vencedora diante de todo o desânimo. É, também, sabedoria perante as novas realidades e desafios. É, ainda, um apelo à paz, oferta do ressuscitado, que age em nós pela corrente inesgotável da Sua graça e da Sua proposta: “não tenhais medo” e “Eu estou convosco todos os dias”. E é a agilidade refrescante do Espírito que renova a “face da terra” e renova a Sua Igreja.

De seguida houve um tempo longo de partilha entre todos os sacerdotes. Desde o testemunho concreto dos três novos sacerdotes no primeiro contacto com a realidade pastoral, o seu entusiasmo e as suas preocupações, até à partilha entre todos das potencialidades e dificuldades reais, dos pés assentes na terra. Refletiram sobre o belíssimo instrumento da missão que é o diálogo, a linguagem acessível e compreensível. Também partilharam sobre o acolhimento, a proximidade, a gratidão e a valorização dos colaboradores e a sua presença ativa na construção da tarefa comum da missão. Referiram o tema da formação como eixo de renovação e do compromisso. E ainda o dinamismo da amizade sacerdotal em prol da unidade e comunhão, sem esquecer a espiritualidade do quotidiano, da normalidade e da santidade no exercício do ministério sacerdotal.

O convívio e a reflexão continuaram em tom descontraído na refeição e no breve passeio à primeira matriz da comunidade paroquial de Refoios do Lima, e depois a uma visita mais prolongada, e com acompanhamento explicativo, ao convento agora transformado em Escola Superior Agrária, integrada no Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Em boa hora não se deixou deteriorar esta estrutura conventual que na sua renovação arquitetónica apresenta um ambiente gratificante que irradia juventude e ótimo ambiente natural.