Diocese de Viana do Castelo vai receber 1300 jovens estrangeiros

| Tempo de leitura: 3 min

Decorreu na manhã deste sábado, 10 de junho, a última reunião do Conselho Diocesano da Pastoral Juvenil (CDPJ) para preparar os Dias nas Dioceses (DND) de 26 a 31 de julho com o acolhimento de mais de 1300 jovens estrangeiros e a participação de perto de 1300 jovens da Diocese de Viana do Castelo na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 1 a 6 de agosto em Lisboa. 

Conselho Diocesano da Pastoral Juvenil, junho 2023Neste encontro no auditório do Centro Pastoral Paulo VI marcaram presença os membros do CDPJ, responsáveis pelas equipas arciprestais (COA´s) e paroquiais (COP´s). O Bispo D. João Lavrador deu as boas-vindas e começou por agradecer a presença e o trabalho de todos, neste grande evento, a JMJ, que está prestes a acontecer, incentivando ainda para a experiência nos dias que antecedem a JMJ que poderá ficar marcada na vida dos jovens estrangeiros, das famílias de acolhimento e das comunidades que os acolhem, como o ponto alto deste acontecimento ímpar na vida da Igreja. 

A diocese prepara-se para receber 26 grupos que trazem mais de 1300 jovens para viver os DND, 4 bispos e cerca de 50 sacerdotes. A maioria dos grupos são oriundos da Polónia e da França, mas também há grupos do Reino Unido, Croácia, Islândia, Bielorrússia, da América Latina (Bolívia, Venezuela e Argentina) e de África, mais propriamente da Costa do Marfim. Nota ainda para um projeto de voluntariado, que vai trazer para a diocese 10 jovens refugiados ucranianos, acompanhados por dois jovens americanos. Todos os arciprestados da diocese vão acolher jovens estrangeiros e os grupos já se encontram distribuídos para que a nível arciprestal se possa ultimar o acolhimento em famílias e o programa para estes dias. Na diocese já se encontram inscritas perto de 400 famílias que podem acolher cerca de 1050 jovens. Ainda são necessárias algumas famílias que podem fazer a sua inscrição na plataforma criada para o efeito ou junto das equipas arciprestais ou paroquias. Foi ainda apresentado o programa do dia 29 de julho que vai reunir todos os jovens estrangeiros com os jovens vianenses e famílias de acolhimento na Expolima em Ponte de Lima. Pelas 11h00 terá lugar a Eucaristia e durante a tarde uma festa da juventude com a presença do DJ Padre Guilherme, estes que serão os pontos altos deste dia que contará também com animação de rua e com um espaço vocacional de encontro com Cristo Vivo. 

A participação dos jovens de Viana do Castelo na JMJ em Lisboa é também muito significativa. Pelo macrogrupo da diocese estão inscritos 1250 jovens em representação de todos os arciprestados e 1050 jovens vão viver a experiência por completo, durante toda a semana, enquanto 250 jovens se juntam no fim de semana, para os principais momentos com o Papa Francisco. O último encontro diocesano de preparação está marcado para dia 8 de julho em Paredes de Coura. A diocese tem ainda 10 jovens inscritos como voluntários da JMJ e 9 que farão parte do grande coro da JMJ. Há pressa no ar, mas a diocese está preparada para este grande acontecimento.