Diocese de Viana refletiu relação entre Juventude e Liturgia

| Tempo de leitura: 2 min

Cerca de 600 leigos das Dioceses de Viana do Castelo, Braga e Porto, participaram no 45º Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica de Viana do Castelo, que decorreu no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque. Sob o mote “’Eis que faço novas todas as coisas!’ – A eterna juventude da liturgia”, a iniciativa foi promovida pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Litúrgica (SDPL) e visou “refletir sobre a mobilização e relação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) com a liturgia”.

45º Encontro de LiturgiaA sessão de abertura contou com a presença do presidente do SDPL, Pe. Tiago Rodrigues, e do Bispo diocesano, D. João Lavrador, que se referiu à realização da JMJ como uma ocasião de “impulso para a comunidade”, a partir de uma “criatividade com os seus fundamentos”. “Não fazemos acontecimentos só por si. A vida pastoral tem uma continuidade e todos os acontecimentos são um impulso para a comunidade”, afirmou. 

Já o Pe. Tiago Rodrigues mostrou-se “muito feliz” com a participação de todos, desde representantes dos dez Arciprestados da Diocese de Viana do Castelo e das Dioceses de Braga e Porto. “É com muita alegria que nos reunimos em assembleia diocesana para refletir sobre a liturgia”, salientou. 

O 45º Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica terminou com a celebração da Eucaristia na Sé Catedral, que assinalou também o encerramento da peregrinação dos Símbolos da JMJ por toda a Diocese.