Encerramento da Escola do MCC presidida por D. João Lavrador

O Movimento Diocesano dos Cursilhos de Cristandade (MCC) realizou, passado dia 26 de junho, no Centro Pastoral Paulo VI em Darque, Viana do Castelo, a sessão de encerramento da Escola MCC. A sessão foi presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador, ladeado por Mons. Manuel José da Costa Azevedo Vilar, responsável pela Escola, Pe. Manuel José Torres Lima, Assistente Espiritual do Movimento, e a Presidente do Secretariado do MCC, Conceição Ponte.

Encerramento Escola MCC 2023A sessão teve início com a apresentação do balanço anual das atividades da escola, feito pelo Secretário do Movimento, José Borlido, em que foram apresentadas “sínteses” das 9 sessões de escola realizadas ao longo do Ano Pastoral 2022/2023, que pretenderam, em forma de balanço, expor o essencial da mensagem transmitida pelos trabalhos apresentados em cada sessão de escola pelos vários palestrantes convidados pelo Secretariado Diocesano.

Aberto o debate aos presentes pela presidente do Secretariado Diocesano, Conceição Ponte, foi unânime a opinião de ter sido um ano com temas muito importantes no aspeto formativo e de reflexão, tendente a uma “Nova Evangelização” à luz da atualidade da vida da Igreja diocesana e da Igreja universal, o que, certamente, justifica que tivesse sido um ano de maior afluência à escola, numa média estimada de 85 participantes por sessão, e que, em que algumas sessões, se contabilizassem mais de nove dezenas de participantes.

Seguiu-se no uso da palavra o nosso Bispo, D. João Lavrador, que começou por referir: “congratulo-me com o ano de trabalho desta escola e com a síntese apresentada; vê-se que foi um ano em que reativámos. Quero louvar todos aqueles que deram o seu melhor em prol desta escola. Os cursilhos estão intimamente ligados à Igreja e devem estar em ligação com a Diocese.

Vamos ter uma formação para toda a Diocese, uma formação Teológica/Pastoral de três anos, formação para catequistas que vão ser instituídas(dos), e vamos ter leigos que vão ser instituídos no Diaconado ou como Catequistas, e saber sobre os candidatos ao “Diaconado Permanente” O próximo ano será de estudo e projeção do que deverá ser a nossa Igreja diocesana; vamos delinear o triénio de preparação para, em 2027, celebrarmos os 50 anos da nossa Diocese, numa perspetiva de “Uma Igreja de todos e para todos – uma Igreja em saída, comunidade de Discípulos Missionários”, como nos diz o Papa Francisco”.

O nosso Bispo terminou convidando os presentes para as conferências que vão realizar-se nos dias 18 de novembro, 1 e 2 de dezembro, do corrente ano, no Centro Pastoral Paulo VI, em que serão conferencistas uma teóloga francesa e um teólogo jesuíta.

A terminar a sessão, a presidente do Secretariado, Conceição Ponte, agradeceu a presença de todos ao longo das várias sessões de escola, que, relembrou, é aberta a todos os cristãos da Diocese e recordou a realização da Ultreia Diocesana no próximo dia 9 de julho, no monte da Senhora do Crasto, em Castelo do Neiva, Arciprestado de Viana do Castelo, que será presidida pelo nosso Bispo, D. João Lavrador.