Escola dos Cursilhos de Cristandade refletiu sobre o sentido e a espiritualidade da quaresma

| Tempo de leitura: 2 min

Realizou-se no passado dia 13 de março pelas 21h15, no Centro Pastoral Paulo VI em Darque, mais uma Sessão de Escola do MCC, em que foi palestrante o Pe. João Eduardo Martins Basto, membro da Equipa Formadora do Seminário Diocesano, diretor do Secretariado Diocesano da Comunicação Social e diretor do jornal diocesano Notícias de Viana, que apresentou o tema “ Sentido e Espiritualidade da Quaresma”. 

MCCO Pe. João Basto começou por referir que a Quaresma só tem sentido se for vivida no contexto Pascal. “A Quaresma tem que ser uma grande travessia”, assinalou. 

Na sua intervenção, lembrou o episódio do Evangelho de S. Lucas sobre os Discípulos de Emaús, que ficaram desiludidos com a morte de Jesus e caíram em desânimo e desilusão. “Temos que assumir que o Senhor nos chega como um desconhecido, como um estrangeiro, cuja presença incomoda. Jesus é uma pessoa exigente e recomenda-nos que é necessário arriscar com Ele. Jesus não perguntou aos Discípulos ‘o que aconteceu em Jerusalém’, mas ‘o que vos aconteceu em Jerusalém’. Nesta Quaresma devemos pedir a Jesus que desbloqueie as nossas desilusões e as nossas desconfianças, e centrarmo-nos no que Jesus faz no fim do encontro no recitar a bênção, ou seja, potenciar a graça e o fruto escondido em cada momento”, afirmou. “Que nesta Quaresma passemos das feridas á Páscoa, a olhar para as coisas com outro olhar”, concluiu. 

Refira-se que esta Escola do Movimento dos Cursilhos de Cristandade «Escola de Formação» é aberta a todos os Cristãos da nossa Diocese.