Extremo e Padroso receberam visita pastoral de D. João Lavrador

Passados mais de dois anos e meio sobre a primeira data prevista para a Visita Pastoral às comunidades paroquiais de Nossa Senhora da Natividade do Extremo e de Nossa Senhora das Neves de Padroso, do Arciprestado de Arcos de Valdevez, o Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. João Lavrador, visitou estas comunidades do norte arcuense.

Visita Pastoral Extremo 2022A visita às comunidades paroquiais do Extremo e de Padroso decorreram nos dias onze e treze de novembro. No primeiro dia, o Sr. Bispo visitou a Paróquia do Extremo, de manhã, estando com os idosos e numa padaria sediada no território. Do final da manhã até ao início da noite, visitou a comunidade de Padroso, estando com os idosos, visitando o Executivo da Junta de Freguesia e benzendo a sua sede; também passou por uma produção agropecuária. No início da noite, orientou a Assembleia paroquial na comunidade de Extremo, onde teve palavras de estima e incentivo para com a comunidade. No final, foi recebido na sede da União de Freguesias de Portela e Extremo. Depois do jantar, orientou a Assembleia paroquial na Paróquia de Padroso, onde agradeceu e desafiou a comunidade para uma participação sinodal e ministerial. Finda a assembleia, foi recebido na Associação Cultural, Recreativa e Social Amigos da Terra de Padroso, que o presenteou com duas músicas executadas pela rusga da Associação de Padroso.

No segundo dia, no Domingo, às nove e trinta, foi recebido na comunidade de Extremo, onde celebrou a Eucaristia com a administração do Sacramento do Crisma a nove paroquianos, incentivando a comunidade na homilia a não desanimar, mas a procurar no fogo do amor a força para continuar a testemunhar a fé em Jesus Cristo. No final da celebração, o Pároco convidou o prelado para a comemoração do centenário do martírio dos Beatos Padre Manuel e do Acólito Adílio, que têm uma ligação à Paróquia de Extremo na vida do Pe. Manuel Gomez González nos anos 1905-1911, onde foi Pároco.

Às onze e trinta, na Paróquia de Padroso, o Sr. Bispo foi recebido pela comunidade e presidiu à Eucaristia, administrando o Sacramento do Crisma a nove jovens, desafiando a comunidade na homilia à vivência do Amor nos vários momentos da vida, procurando que esse Amor seja colocado ao serviço da Igreja, principalmente apontado no seu caminho sinodal e ministerial. No final do banquete eucarístico, a comunidade confraternizou no almoço comunitário.

As comunidades paroquiais presentearam o prelado com algumas lembranças, recordando com gratidão e estima a presença do representante do Bom Pastor no seu meio.

Fotografia: José Manuel Gaspar