Faleceu o Pe. José de Brito Alves

Na manhã do dia 06 de setembro de 2022, o Autor da Vida chamou à sua presença o Reverendo Padre José de Brito Alves, com 78 anos.

Pe. José de Brito AlvesO Pe. José de Brito Alves nasceu no dia 25 de Maio de 1944, filho de Manuel José Alves e de Isaura Mendes de Brito, na freguesia de Mei, concelho de Arcos de Valdevez, Diocese de Viana do Castelo.

Desde cedo sentiu o chamamento para a vida sacerdotal, frequentando os Seminários de Braga do curso de 1955/1967.

Por ocasião do cinquentenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima, foi ordenado presbítero no dia 15 de Agosto de 1967, no Santuário de Fátima, pelo Cardeal D. Manuel Gonçalves Cerejeira.

No dia 29 de Agosto de 1967, foi nomeado pelo Arcebispo de Braga como pároco de Cossourado e Linhares, concelho e arciprestado de Paredes de Coura. Após dois anos, é dispensado da paróquia de Linhares para assumir a comunidade de Sapardos, concelho de Vila Nova de Cerveira, a 30 de Junho de 1969.

Em 5 de Maio de 1975 é nomeado para a comunidade de emigrantes nos Estados Unidos da América, assumindo a paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Bridgeport, Connecticut.

Aí permanece até ao ano de 2019, quando regressa para a Diocese de Viana do Castelo, residindo e colaborando pastoralmente no Arciprestado de Arcos de Valdevez.

Em 18 de Outubro de 2019 foi nomeado pároco, de forma temporária, das paróquias de Álvora e Portela, Arciprestado de Arcos de Valdevez.

Agradecemos a Deus o dom da vida do Padre José, bem como o seu serviço às comunidades por onde passou. Que o Bom Pastor o recompense de todos os trabalhos, fazendo-o participar no Banquete eterno.