Faleceu o Pe. Orlando Fernandes Carreira

| Tempo de leitura: 2 min

Faleceu no dia 13 de janeiro de 2026 o Pe. Orlando Fernandes Carreira, sacerdote da Diocese, que ao longo do seu ministério se distinguiu pela dedicação pastoral, proximidade às comunidades e empenho na valorização do património religioso.

Natural de Versalhes, França, onde nasceu a 23 de maio, realizou a sua formação no Seminário de Leiria e no Seminário Conciliar de Braga. Foi ordenado diácono a 26 de abril de 2009 e sacerdote a 24 de julho de 2011.

Após a ordenação, estagiou em Darque, exercendo funções como diretor da Secretaria Episcopal e administrador do Centro Pastoral Paulo VI. Desenvolveu o seu ministério sobretudo no Arciprestado de Arcos de Valdevez, onde serviu com dedicação as paróquias de Sabadim, Álvora, Eiras, Loureda, Mei, Portela, Aboim das Choças, Rio de Moinhos, Rio Frio e Senharei.

Foi pároco “in solidum” nas paróquias de Rio Frio, Senharei, Aboim das Choças, Eiras, Mei e Sabadim, bem como em Rio de Moinhos e São Tomé de Aguiã. Exerceu ainda funções como Administrador Paroquial de Nossa Senhora da Expectação de Álvora, Santo André de Portela e São Miguel de Loureda. Posteriormente, foi pároco de Nossa Senhora da Expectação de Álvora, Santo Estêvão de Aboim das Choças, Santa Comba de Eiras, São Miguel de Loureda, São Martinho de Mei, Santo André de Portela e Divino Salvador de Sabadim.

A Paróquia de Aboim das Choças prestou-lhe uma homenagem pública ao atribuir o seu nome ao largo situado junto à igreja paroquial, assinalando os 14 anos da sua permanência como pároco. Nesse local foi descerrado um monumento comemorativo, com uma inscrição que regista a data da sua tomada de posse, a 11 de setembro de 2011, e o seu envolvimento em diversas intervenções na paróquia, destacando o trabalho desenvolvido em proximidade com a população e na valorização do património religioso local.