“Globalização - Perigos e desafios para a Igreja” deu mote à 9ª Sessão da Escola do MCC

O Movimento Diocesano dos Cursilhos de Cristandade (MCC) realizou, no passado dia 03 de junho, no Centro Pastoral Paulo VI, a última sessão de Escola sob o tema “Globalização-Perigos e desafios para a Igreja”. O palestrante foi o professor e investigador, Gonçalo Marques.

9ª Sessão da Escola do MCCGonçalo Marques começou a sua intervenção citando a mensagem de D. João Lavrador a propósito dos 50 anos do 25 de Abril. De seguida, debruçou-se sobre o livro de Anselmo Borges sobre “a ferida da solidão”, considerando que “a ferida da solidão é ausência de Deus”.

O palestrante falou ainda das tensões na história da Igreja no mundo e em Portugal, apontando os desafios de hoje para a Igreja e apresentando um Crucifixo de 2018 sobre as experiências religiosas dos jovens. “Hoje, há uma busca pela espiritualidade”, afirmou.

Por fim, recordou a importância da Jornada Mundial da Juventude que trouxe “para a renovação da Igreja em Portugal e no mundo, junto dos jovens”. “Nós estamos a necessitar de encontros de diálogo e de redescobrirmos a Espiritualidade nesses encontros comunitários, tendo em conta a regra de S. Bento – receber o hóspede como se fosse o próprio Cristo”, referiu, afirmando: “Somos gente de esperança e a questão demográfica é também um factor que leva á queda da prática religiosa.”

José Borlido