«Igreja de todos para todos» dá mote às Jornadas Diocesanas de Pastoral

| Tempo de leitura: 3 min

A Diocese de Viana do Castelo vai promover, nos dias 18 de novembro, 1 e 2 de dezembro, as Jornadas Diocesanas de Pastoral, que visam "renovar a Igreja diocesana" pelo "caminho que verdadeiramente responda Evangelização dos homens e mulheres do mundo atual". Sob o mote «Igreja de todos para todos», o evento decorrerá no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, no âmbito do Jubileu da Diocese.

Jornadas Diocesanas de PastoralO programa das Jornadas Diocesanas de Pastoral conta com a participação de pensadores teólogos que conhecem o Papa Francisco e com ele privam todos os dias.

No dia 1 de dezembro, o Pe. Rossano Sala falará sobre as "Interpelações do Papa Francisco para a Igreja de hoje", a Irmã Nathalie Becquart abordará o tema "Centralidade da Pessoa de Jesus Cristo no Magistério do Papa Francisco em ordem à renovação da Igreja" e o Pe. Sérgio Leal apresentará o tema "A Caminhada da Igreja Conciliar na promoção da participação ativa de todos os batizados".

Já no dia 2 de dezembro, os oradores serão o Pe. Rossano Sala - "Igreja, comunidade de discípulos missionários, em saída, de portas abertas e acolhedoras" - e a Irmã Nathalie Becquart - Ecos do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade e o que se espera em ordem ao futuro da Igreja".

PROGRAMA

Dia 01 de dezembro

08h30 Acolhimento

09h30 Oração - Abertura das jornadas

10h00 «Interpelações do Papa Francisco para a Igreja de hoje» - Pe. Rossano Sala

11h00 Intervalo

11h30 «Centralidade da Pessoa de Jesus Cristo no Magistério do Papa Francisco em ordem à renovação da Igreja» - Irmã Nathalie Becquart

12h15 Diálogo com os conferencistas

13h00 Almoço

15h00 «A Caminhada da Igreja Conciliar na promoção da participação activa de todos os batizados» - Pe. Sérgio Leal

16h00 Painel (vídeo) Exemplos de cristãos comprometidos na Igreja e propostas pastorais renovadoras

16h30 Diálogo - Oração da tarde

Dia 02 de dezembro

09h30 Oração inicial

09h45 «Igreja, comunidade de discípulos missionários, em saída, de portas abertas e acolhedora» - Pe. Rossano Sala

10h30 Intervalo

11h00 «Ecos do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade e o que se espera em ordem do futuro da igreja» - Irmã Nathalie Becquart

11h45 Diálogo com os conferencistas

12h30 Palavra de Encerramento

13h00 Almoço

Para se inscrever aceda ao link em baixo:

https://forms.gle/3r3t5ChzoXSZ6Spq5