Instituto Católico visitou Mesquita e Mosteiro Budista

| Tempo de leitura: 2 min

No passado dia 07 de janeiro, um grupo de quarenta formandos da Escola de Teologia do Instituto Católico de Viana do Castelo visitou a Mesquita Central de Lisboa e o Mosteiro Budista Sumedharama.

Mesquita Central de Lisboa

Recebidos pelo Imã, Sheik David Munir, o grupo ouviu falar sobre os cinco pilares do islão: crença, oração, jejum, caridade e a peregrinação a Meca. Num segundo momento, os participantes ouviram sobre a relevância que a Virgem Maria tem na tradição muçulmana, sendo que a Sura 3,42 do Alcorão afirma “Oh Maria, Deus te escolheu entre as mulheres de todos os universos”. A visita guiada constou ainda duma explicação das práticas rituais do islamismo, da arquitectura da mesquita e dos outros espaços, para além da sala de oração. Segundo o Imã, a maior parte da comunidade é formada por muçulmanos provenientes de países de língua portuguesa e, por isso, não se colocam problemas de integração social.

Mosteiro Budista Sumedharama

Após o almoço, os participantes seguiram para a Ericeira, onde foram recebidos por dois monges do Mosteiro Budista Sumedharama. Ali foi-lhes explicado que aquele mosteiro é da tradição Theravada, proveniente da Tailândia e anterior à tradição do budismo do Dalai-Lama (Tibete) e ao budismo Zen (Japão), e foi fundado em 2018. O monge explicou aos presentes que o budismo procura a libertação da mente e dos pensamentos para atingir o Nirvana, “como quem retira a lenha da fogueira até ela se extinguir”. O grupo de monges é formado por cinco ingleses e três portugueses e recebe hóspedes para tempos de meditação e retiro.

Esta visita aos dois lugares de culto foi a conclusão do curso de História e Teologia das Religiões. Na quarta-feira 11 de Janeiro, começa o curso online “Questões fraturantes da Ética Cristã” e, posteriormente, os cursos “Cristianismo e Sociedade Contemporânea” [inscrição] e “Introdução às Sagradas Escrituras” [inscrição]. Os cursos são online, com eventuais sessões presenciais. Mais informações podem obter-se através do 258 823 263 e em www.icvc.pt