Já estão confirmados mais de 2.000 jovens para os Dias na Diocese em Viana do Castelo

O Comité Organizador Diocesano (COD), coordenado pelo Pe. Domingos Meira, tem recebido, ao longo das últimas semanas, equipas estrangeiras de preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e para os Dias na Diocese. Estas mesmas equipas têm escolhido a Diocese de Viana do Castelo para fazerem os Dias na Diocese que acontecerão entre 26 e 31 de julho, a semana que antecede a JMJ Lisboa 2023 – de 01 a 06 de agosto.

Já está confirmada a presença de jovens oriundos de Espanha, Bolívia, Polónia, Inglaterra, entre outras confirmações que trarão ao Alto Minho um novo brilho. Contudo, não é novidade nenhuma este intercâmbio, pois o Alto Minho, com todas as suas capacidades culturais, tem realizado intercâmbios entre grupos folclóricos, escolas ou até mesmo na área desportiva. Daí as famílias da Diocese de Viana do Castelo estarem recetivas a serem “Famílias de Acolhimento” nos Dias na Diocese. No entanto, para acolher estes mais de 2.000 jovens, o COD tem de criar as condições necessárias e promover que cada família acolha, pelo menos, dois jovens em sua casa.

Está ao nosso alcance colaborar com o COD de Viana do Castelo para que possamos acolher o máximo de jovens possível na nossa Diocese. Esta é a melhor forma para que as nossas cultura e tradição cheguem o mais longe possível, e que seja este o modo como nós, povo do Alto Minho, toca e se deixa tocar pela juventude que vem ter connosco nos Dias na Diocese.

Com o fim da “Peregrinação dos Símbolos” pela nossa Diocese, é tempo de se fazer um balanço e projetar os Dias na Diocese e as “Famílias de Acolhimento” na nossa Diocese. Assim sendo, no próximo sábado dia 11 de fevereiro, pelas 09h30, no Auditório do Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, Viana do Castelo, acontecerá o Conselho Diocesano da Pastoral Juvenil. Esse será o momento em que se iniciará o que falta para a tão aguardada JMJ Lisboa 2023.

O Papa Francisco pede que os jovens sejam «sonhadores, lutadores e poetas» e D. Américo Aguiar, na Eucaristia de Encerramento da “Peregrinação dos Símbolos” na Sé Catedral, disse que «esse é o ADN da malta de Viana». Que sejamos, então, sonhadores, lutadores e poetas, neste que vai ser o maior encontro de jovens na nossa Diocese.