Renato Costa, João Santos e João Cruz enriquecem Diocese de Viana do Castelo

A Diocese de Viana do Castelo reuniu-se na Sé Catedral para receber os três novos padres: João Cruz, João Santos e Renato Costa, que vão assumir paróquias nos Arciprestados de Arcos de Valdevez, Monção e Vila Nova de Cerveira. A celebração foi presidida pelo Bispo diocesano. D. João Lavrador.

Ordenação Sacerdotal Renato Costa, João Santos e João Cruz“É tão fácil sermos seduzidos por qualquer coisa, até mesmo pelo bem!”. É este o compromisso dos três jovens para as suas vidas enquanto sacerdotes.

Na assembleia, as famílias e os amigos ansiavam a chegada deste momento, que marca o início da sua caminhada na Diocese. “É um dia muito importante porque marca o início da vida sacerdotal do meu irmão e, por isso, não podíamos estar mais felizes ao vê-lo concretizar o seu maior desejo”, disse Inês Santos, irmã do Pe. João Santos.

Embora estivesse nervosa, a jovem assegura-se “feliz”. “Não o imaginava padre, ao longo dos anos, apercebi-me que era aqui que ele pertence”, confidenciou.

A irmã do Pe. Renato Costa, Andreia Costa, não conteve as lágrimas no dia em que o seu irmão está a realizar o seu sonho. “É um dia muito importante. O Renato saiu de casa aos 11 anos para frequentar o Seminário Menor e, mais tarde, seguiu o seu caminho no Seminário Maior, em Braga”, recordou, assegurando que “foi sempre uma escolha dele”.

Também Susana Cruz, irmã do Pe. João Cruz, admitiu que os seus olhos já embargaram. “Este dia representa a concretização daquilo que ele ansiava desde pequeno. Andava na escola primária e já dizia que queria ser padre. Achávamos que era algo de criança que afinal, com o passar dos anos, se veio a comprovar que era um desejo/chamamento que ele acabou por corresponder”, contou, enaltecendo a serenidade e compreensão do Pe. João Cruz. “Ele tem sempre uma palavra delicada para dizer, portanto, será certamente uma figura de companheirismo para onde quer que vá”, salientou.

“(…) ireis ser edificadores de comunidades cristãs”

A celebração contou ainda com a participação dos autarcas de Viana do Castelo e Valença, e perto de uma centena de sacerdotes da Diocese de Viana e Arquidiocese de Braga.

Na homilia, D. João Lavrador deu “graças a Deus pelo dom do sacerdócio através dos três jovens”, manifestando “a alegria por tão grande dom que Jesus Cristo oferece à Igreja de Viana do Castelo” e reconhecendo “os desafios para a missão de renovação das comunidades cristãs e fermentação evangélica no meio do mundo”.

O prelado dirigiu-se aos três jovens e pediu-lhes que deixassem atrair para o coração de Deus. “Á maneira do Mestre, sois chamados a ser discípulos com o mesmo coração de Jesus Cristo que ama este mundo e por isso, apesar das dificuldades e das afrontas não deixa de continuamente entrar no mundo como a semente que é lançada à terra. É este povo de Deus, de várias tradições, credos, culturas, raças, modos de vida, mais próximos e mais afastados de Deus, que vos espera e ao qual sois enviados”, salientou, defendendo: “(…) urge tomar consciência que a Igreja e cada comunidade cristã, de qualquer dimensão que seja, é sempre um grão de mostarda com dinamismo para crescer. Tomai consciência que o dinamismo do reino depende da força do Amor através do Espírito Santo.”

D. João Lavrador lembrou ainda o papel do presbítero, que “é o homem de Deus que faz pensar em Deus e eleva o fiéis até Deus”. “Esta é missão mais nobre do sacerdote”, afirmou, acrescentando: “Como ireis ser edificadores de comunidades cristãs, sois chamados a fazer uma primeira experiência de comunhão e partilha em presbitério. Só sois presbíteros porque participais de um presbitério que deve ser a experiência mais genuína, a exemplo dos Apóstolos, do que se requer da Igreja e de cada comunidade cristã.”

Por fim, agradeceu às famílias, às comunidades paroquiais, aos grupos e movimentos o esforço “para que cada criança, adolescente e jovem descubra perante Jesus de Nazaré a sua vocação”, reiterando que os novos sacerdotes irão “edificar comunidades cristãs”. “Edificar comunidades que primam pela promoção dos serviços e ministérios e formam os cristãos para a sua participação ativa e responsável na missão evangelizadora”, disse, apelando: “Sede homens da escuta e do diálogo, e primai por uma pastoral do acompanhamento.”

Nomeações Sacerdotais

No Ano Pastoral de 2023-2024, o Pe. Renato Martins Costa vai assumir as paróquias de Sapardos, Campos, Cornes e Nogueira, no Arciprestado de Vila Nova de Cerveira, e Assistente Eclesiástico do Secretariado Diocesano da Juventude.

O Pe. João Pedro Barbosa Santos assumirá as paróquias de Longos Vales, Abedim, Portela, Cambeses, Sago e Bela, no Arciprestado de Monção.

Já o Pe. João Manuel dos Santos Cruz irá para as paróquias de Sistelo, Cabreiro, Sá, Vilela e S. Cosme e S. Damião, no Arciprestado de Arcos de Valdevez.