Joaquim Mota marcou presença na 4ª sessão da Escola do MCC

Realizou-se no passado dia 09 de janeiro, no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, Arciprestado de Viana do Castelo, a 4ª sessão de Escola do MCC, que teve como palestrante o presidente nacional do Movimento dos Cursilhos de Cristandade, Joaquim Mota, que apresentou o tema: “O Carisma do Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC). Essência e Finalidade”.

Escola MCC, 4ª sessão Joaquim Mota começou por referir que a essência dos Cursilhos de Cristandade é Jesus Cristo, sendo esta a essência do cristianismo, ser Cristão, fermentando de Evangelho os mais diversos ambientes, através da amizade. Se os Cursilhos não forem a vivência de Jesus Cristo nos ambientes, cristianizando-os e evangelizando-os, não têm razão de ser.

Os Cursilhos de Cristandade nasceram nos anos 40 para uma pastoral evangelizadora, partindo de uma ação pastoral amiga e alegre, de testemunho.

O Movimento não foi fundado como movimento alternativo; a finalidade do Movimento está enquadrada na vida da Igreja, Eduardo Bonnín, fundador dos Cursilhos de Cristandade, tinha um produto que é JESUS CRISTO, e pensou na forma de o fazer chegar aos outros, através do testemunho da sua vida, criando os Cursilhos de Cristandade.

Hoje, sem alterar a sua essência, o Movimento tem em conta as adaptações necessárias para a realidade do mundo atual.

A origem é sempre a pessoa humana e a finalidade é levar a Boa Nova aos outros. Levar aos outros a mensagem de que Deus os ama, de que Deus é amor. O Movimento é um elo de ligação de Deus com o mundo, enquadrado na missão da Igreja, ou seja, EVANGELIZAR através de um método próprio: Pré-Cursilho, Cursilho e Pós-Cursilho.

Concluindo que a fé deve ser contagiante levando os outros a Cristo, na certeza de que, se eu tenho fé, é porque alguém ma transmitiu. Então, façamos o mesmo!

Esta sessão de escola pretendeu transmitir, em síntese, uma imagem dos objetivos do Movimento dos Cursilhos de Cristandade, baseados nos princípios que nortearam a sua criação pelo seu fundador Eduardo Bonnín, à luz da Nova Evangelização, direcionada para os vários ambientes da sociedade.