José Luís Carvalhido  foi palestrante da 7ª sessão de Escola do MCC

Realizou-se no passado dia 03 de abril, no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, mais uma sessão de Escola do MCC, em que foi palestrante o professor José Luís Carvalhido da Ponte, que apresentou o tema “O Anúncio do Evangelho no Mundo Actual, a partir da Exortação Apostólica Evangelli Gaudium, do Papa Francisco”.

7ª Sessão da Escola MCC 2023O professor José Luiz Ponte começou por citar o Papa Francisco, alertando para a necessidade de estar atentos para “os sinais do tempo”. “Temos que ser uma Igreja em saída numa missão Evangelizadora, dos espaços Físicos, dos espaços interiores, da nossa zona de conforto em permanente estado de missão, no caminhar, no ir mais além, escutando as necessidades da cada semelhante receptor da Evangelização”, referiu.

Evangelizadores com espírito: evangelizadores com espírito, são evangelizadores que rezam e trabalham – O Espírito Santo terá de estar no centro da atitude missionária, pelo que evangelizar será rezar e trabalhar: rezar e depois ir para o terreno «Igreja em saída».

As Paróquias: Como nos diz o Santo Padre, temos que estar atentos às necessidades da Paróquia e dos paroquianos e não apenas do Pároco, para que as Paróquias se renovem e abandonem práticas por vezes inférteis porque caducas. Para ser-mos evangelizadores, temos que sentir a alegria de estrar próximos das pessoas.

O capítulo III - O anúncio do Evangelho: A quem compete anunciar? Quem deve ser o destinatário do anúncio? Qual é o querigma do anúncio? Como se deve anunciar na homilia? - Com palavras personalizadas, que resultem de leituras espirituais, da escuta do povo.

A Igreja primeira evangelizadora: A Igreja é a primeira anunciadora do Evangelho a um povo que peregrina para Deus. Ninguém se salva sozinho, somos todos interdependentes, ninguém é uma ilha, a todos compete evangelizar, precisamos todos uns dos outros – todos somos discípulos Missionários.

O Leigo e os ambientes: O Leigo é evangelizador em todos os ambientes em que se encontre, na família, nas escolas, nos hospitais, nas empresas, na política etc.

Queiriga do anúncio: O querigma do anúncio é crescer na fé para que cada um possa dizer como S. Paulo “já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim”. Crescimento não apenas doutrinal: é este o Meu mandamento; que vos ameis uns aos outros como eu vos amei. E muitos acorriam a Jesus para O ouvir, porque gostavam da Sua mensagem de amor e de fraternidade. – O acolhimento cordial não condena.

Destinatário do Anuncio: Naturalmente, todo o Povo de Deus, independentemente dos seus estilos de vida, da sua cultura, que acaba por ser fecundada pelo Espírito Santo sempre que determinada comunidade acolhe o anúncio da salvação. Não tenhamos medo da diversidade cultural que não ameaça a vida da Igreja.

A importância do testemunho: Por vezes somos uma coisa, mas vendemos outra, não coincidindo as palavras com os actos da nossa vida. É necessário inculturar, indo ao encontro das várias culturas dos diferentes povos. Destinatários do Evangelho são todos os povos, todo o povo é evangelizador e receptor do Evangelho. Não tenhamos medo, pois a diversidade da Igreja não ameaça a religião.

Que proposta de vida deve ser a nossa? Deviam ver-nos como mensageiros alegres de propostas elevadas, guardiões do bem e da beleza que resplandecem numa vida fiel ao evangelho, anunciadores da verdade, solidariedade e do amor.

Escutar o outro: decalcar-lhe as botas da auto-suficiência, é importante saber comunicar com palavras personalizadas, sabendo quem é o interlocutor, ninguém ama o que não conhece, para amar e conhecer, não basta debitar informação, temos que o fazer pedagogicamente, porque os interlocutores não são iguais «não são melhores» mas são diferentes, é necessário ser-se conciso na linguagem que tem que ser simples, directa e adaptável - Jesus Cristo dirigia-se aos Apóstolos explicando-lhes de um modo diferente do que o fazia às multidões.