Mais de 20 casais participaram no Encontro de Preparação para o Matrimónio

O Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, Viana do Castelo, acolheu mais um Encontro de Preparação para o Matrimónio. A iniciativa, organizada pelo Centro de Preparação para o Matrimónio (CPM) da Diocese de Viana do Castelo e pelo Secretariado da Pastoral Familiar, contou com a participação de mais de 20 casais dos Arciprestados de Arcos de Valdevez, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença e Viana do Castelo.

Encontro de preparação para o matrimónio 2024Carolina Torres e André Vieira são de Castelo de Neiva e vão casar este ano. Receberam o convite para participar através do seu Pároco, quando foram marcar a data do casamento. “Os nossos pais também fizeram o CPM e deram-nos um bom feedback da experiência”, referiu Carolina. “Fizemos sempre uma caminhada na vida cristã e, por isso, fazia sentido participar, uma vez que vamos receber o Sacramento do Matrimónio”, acrescentou André.

Também Ana Rita Sá, de Ponte de Lima, e Pedro Silva, de Viana do Castelo, foram desafiados a participar no CPM pelo Pároco, Pe. Manuel Almeida e Sousa, que é também o responsável diocesano para o CPM. “O encontro com Deus e a preparação são algo de fundamental para a vida que planeamos ter e para as dificuldades, que certamente, vamos ter de enfrentar”, salientou Pedro. “Já tinha ouvido falar, mas não sabia de que se tratava. Ainda estamos a descobrir, mas acredito que vai ser uma partilha interessante”, considerou Ana Rita, assegurando que os fará crescer enquanto casal.

Do outro lado, da organização, faz parte Carla Fernandes da Paróquia de Meadela, do Arciprestado de Viana do Castelo. É tesoureira da equipa diocesana e também foi, “há 21 anos”, casal noivo e, “há cerca de 10 anos”, casal animador. “Quando comecei, como casal de noivos, eram muitos grupos. Havia também mais participação de padres, mas, com o passar do tempo, as coisas foram diminuindo”, recordou, sublinhando a “grande afluência” nos últimos anos. “Os padres estão cada vez mais a falar sobre isto”, elogiou, considerando que “as pessoas não sabem muito sobre estes encontros”, inclusive têm “uma informação errada sobre o CPM”. “As pessoas pensam que isto é um curso. Não ensinamos nada. Não falamos só sobre Matrimónio, mas também das dificuldades que uma relação enfrenta. Claro que com as leis de Deus e da religião católica, mas não é a base. É ajudá-los e encarar as dificuldades a enfrentar numa relação”, acrescentou, referindo que o passa-palavra entre participantes tem sido “muito importante”.

Pela primeira vez enquanto casal animador, Ana Pereira e Sérgio Cunha vieram de Ponte de Lima para dar o seu testemunho. “Estamos casados há cinco anos, e é interessante colocar as mesmas questões cinco anos depois. Mais divertido ainda, é questionar as mesmas coisas, que são diferentes porque estamos mais maduros e conhecemo-nos melhor um ao outro”, confidenciou Ana, contado que o convite para ser casal animador foi “inesperado”. “Foi um esforço em comum, devido aos compromissos pessoais, para estar aqui. Aceitámos porque também sentimos que recebemos muito no CPM em que participámos e o que ouvimos de outros casais que passaram por desafios diferentes, ajuda-nos a enfrentar e a superar os nossos problemas”, acrescentou.

Já Sérgio admitiu que foi “contrariado” para o seu CPM, mas, no final, ficou com vontade de mais. “Senti-me bastante acolhido em comunidade e percebi que, num casamento, acontecem muitas coisas e é preciso estar preparado para as circunstâncias que isso envolve”, frisou, assegurando: “Saí de lá mais preparado para começar uma vida em casal.”

Os mais de 20 casais estiveram três dias em formação subordinada aos temas: Comunidade de amor; Novas situações e novas exigências; Diálogo e gestos de amor; Fecundidade do casal; O amor ao longo da vida. “Cada tema tem um tempo de namoro (entre os noivos). Tem ainda um trabalho de grupo com casais animadores e, depois, um momento de assembleia com os testemunhos dos casais”, explicou o Pe. Manuel Almeida e Sousa.

O responsável assegurou que a retoma do CPM é “significativa” devido “ao aumento do número de participantes”. “Inscreveram-se 28 casais e estão a participar 24. É muito significativo, sabendo que há outro CPM diferente, mas com a realidade dos Arciprestados de Monção e Melgaço, em que estão a participar 14 casais”, especificou, confidenciando algumas dificuldades. “Hoje, a realidade de quem vem casar é diferente. Quase todos já vivem maritalmente, mas, mesmo assim, querem preparar-se para o Sacramento do Matrimónio. E, por isso, temos de compreender as realidades dos dias de hoje e ajudá-los na preparação”, salientou.

A outra dificuldade diz respeito à equipa animadora, uma vez que “estão no seu ativo”. “Conjugar a vida familiar e profissional para fazer revisões de vida, não é fácil. Mais ainda com a dedicação que isto exige. Ou seja, é mais a preparação do que propriamente o encontro”, considerou, contando que têm recorrido a alguns casais ligados à Pastoral da Família. “É uma dificuldade, e tenho de estar preparado, porque temos consciência de que o número de casais vai aumentar à medida que isto se vai sedimentando e alicerçando na vida da Diocese, depois de tantos anos sem CPM”, reconheceu.

O Pe. Manuel Almeida e Sousa adiantou, ainda, que há previsão de organizarem mais um CPM no verão. “Estou também a unir esforços para criar mais um CPM. Temos o diocesano, Melgaço e Monção, e a ver se consigo criar um em Ponte de Lima, porque é um Arciprestado com uma expressão muito grande na vida da Diocese”, desvendou.