Mais de 40 jovens receberam o Sacramento do Crisma em Távora

O Santuário de Nossa Senhora da Piedade na Paróquia de Sta. Maria de Távora, no Arciprestado dos Arcos de Valdevez, recebeu a visita de D. João Lavrador para confirmar 43 jovens das comunidades paroquiais confiadas ao cuidado do Pe. Artur Pereira.

Paróquia de Távora, Arcos de ValdevezO Pároco, Pe. Artur Pereira, começou por apresentar ao prelado a zona geográfica que lhe está, até ao momento, confiada, bem como lhe revelou algumas curiosidades acerca da Real Confraria de Nossa Senhora da Piedade, confraria essa que se prepara, com a novena em honra da sua padroeira, para as grandes festividades que acontecerão no fim de semana 30 e 31 de julho.

Perante este ambiente festivo, D. João Lavrador desafiou os crismandos a questionar-se sobre aquilo que era necessário mudar na Diocese porque, segundo o Bispo, é preciso que eles, através do seu carisma próprio de serem jovens, possam ajudá-lo e ajudar a Diocese nesta necessária mudança que tem de ser feita. “E o segredo parte do momento em que deixamos que o Amor entre nas nossas vidas. Isto é, desde o momento em que nos deixamos amar e amamo-nos a nós próprios. E é a partir daqui que somos capazes de amar os outros, sem reservas”, afirmou o prelado.

No desenrolar da homilia, o Bispo provocou cada um dos presentes a procurarem “a raiz da alegria, aquela alegria que é duradoura e não aquela alegria que é momentânea”, esclarecendo que a alegria duradoura é a alegria que os faz continuar e voltar a ela, enquanto a alegria momentânea não passa de pequenos momentos de alegria que não são verdadeiramente alegria, mas sim momentos alegres. “A alegria na nossa vida está onde se encontra o nosso amor”, acrescentou.

Numa referência mais direta à Palavra de Deus escutada, D. João explicou aos presentes que foram proclamadas três passagens a três comunidades distintas, apontando que uma delas poderia ser aquela comunidade em específico. “As comunidades têm de saber caminhar em conjunto e, nesse caminhar em conjunto, saber caminhar para a felicidade, para o lugar onde se encontra a alegria, onde se encontra o amor”, referiu.

No culminar da celebração, D. João desafiou os jovens crismados a continuarem este caminho e, quiçá, a participar na Jornada Mundial da Juventude do próximo ano em Lisboa. Porém, reforçou ainda que “mais importante do que participar na Jornada, seria continuar a serem criativos nas comunidades de origem, enquanto membro desta Diocese”.