Mais de uma dezena de padres participaram em retiro

| Tempo de leitura: 2 min

A Vigararia do Clero promoveu, entre os dias 09 e 13 de janeiro, um retiro para o Clero. O encontro decorreu no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, no Arciprestado de Viana do Castelo, e contou com a presença do D. Manuel Pelino, que foi o orientador.

Retiro Clero (2º Turno)Recorrendo à passagem da Bíblia “O PARALÍTICO DE CAFARNAUM” – Mt 9,1-8, D. Manuel Pelino enalteceu a capacidade de Jesus em captar a atenção dos homens, incentivando os participantes a fazer o mesmo com as suas pregações. “Antigamente, o conteúdo ia ao encontro dos problemas deles e à solidão que viviam. Eles falavam dos problemas e sentiam que Ele dava resposta através de gestos, que os impressionava sempre. Esta capacidade de captar também faz parte da nossa missão. Interessá-los e não fazer pregações que respondem a nada e que não correspondem aos problemas que as pessoas vivem”, referiu, realçando “a coragem e ousadia” dos mediadores que levaram o paralítico.  

O prelado salientou, ainda, a missão da salvação. “Eles aperceberam-se de que Jesus tinha poder de curar, perdoar e amar. Assim, ensinam-nos a estar atentos aos factos/sinais, porque é através deles que Deus se revela”, disse, reiterando: “A vida é feita de lutas, andar para a frente e levantarmo-nos. Não desanimarmos. Levantar sempre. É o estímulo do futuro novo que nos deve estimular numa renovação constante.”