Maria foi tema da 8ª Sessão da Escola do MCC

O Movimento Diocesano dos Cursilhos de Cristandade realizou, no passado dia 13, no Centro Pastoral Paulo VI, mais uma sessão de Escola. O Pe. Paulo Alves foi o palestrante, apresentando o tema: “Com Maria, caminhar para a comunhão com a Igreja”.

8ª Sessão Escola MCCPerante uma vasta e interessada assistência, oriunda dos vários Arciprestados da Diocese, o Pe. Paulo Alves começou por centrar Maria como caminho para Cristo, referindo que “Maria é atalho que conduz a Jesus Cristo”. “É um atalho que simboliza homens e mulheres no caminho da Luz”, acrescentou, considerando que “Maria é devida a um lugar de destaque na Igreja, mas também nos Cursos de Cristandade”. “Para os Cursistas, Maria não se traduz num mero anexo. O lugar de Maria oferece um maior projeto de testemunho de Cristo”, salientou.

O palestrante contou, a partir do Concílio Vaticano II, Constituição Dogmática Lumen Gentium, como o culto a Maria se iniciou. “Maria aponta-nos o Pai Deus, mas não substitui Deus. Maria está em permanente comunhão com Jesus e com a Igreja. Comunhão com Cristo e testemunho como Mulher Orante, perfeita porque é modelo de homem e mulher orante”, afirmou, alertando para a solidão em que vivem muitos. “Será que eu peço a presença do Senhor para estar comigo, para me acompanhar na minha vida?”, questionou, frisando: “Maria esteve sempre presente. Estava no início da Igreja, orando com a Igreja Nascente e com os Apóstolos. A Oração de Maria foi um constante Sacrário de Deus. E, no Evangelho, Maria parece desaparecer, mas aparece nos momentos cruciais. Ela indica sempre o caminho de Jesus. Ela é a intercessora, mas quem realiza é Seu filho Jesus.”

A palestra terminou em forma de oração. “Maria ocupa um lugar privilegiado nos cristãos porque é Mãe de Jesus, Mãe de Deus e nossa Mãe. Maria é Bem-aventurada, sobretudo, porque foi discípula. Ela quer que a amemos mas, sobretudo, que amemos o Seu Filho Jesus”, terminou.

José Borlido