MCC celebrou Dia de Espiritualidade

O Movimento Diocesano dos Cursilhos de Cristandade (MCC) realizou, no passado dia 17 de dezembro, no Centro Pastoral Paulo VI, o “Dia de Espiritualidade”. O palestrante foi o Pe. Ricardo Nuno Carolino Lameira, da Diocese de Évora, diretor espiritual nacional do MCC e diretor espiritual do Secretariado Diocesano dos Cursilhos de Cristandade da Diocese de Évora.

Dia de Espiritualidade MCCNo III Domingo do Avento e com o Natal de Jesus tão próximo, o Pe. Ricardo Lameira escolheu como tema “Como são sublimes e ternas as lições do Presépio”, baseado nos apontamentos de D. Manuel Mendes da Conceição Santos.

Numa primeira reflexão, o palestrante falou sobre o verdadeiro significado do presépio e do nascimento de Jesus. “Jesus é Rei. Nasceu para servir. É Rei e é vítima. Não teve lugar para nascer, nem para morar. Fez-se vítima de amor por toda a humanidade”, afirmou, apelando ao serviço pelo outro.

Após a pausa para almoço, o Pe. Ricardo Lameira salientou a humildade de Jesus Cristo, que “ensina a viver com sobriedade, justiça e piedade”.

O Dia de Espiritualidade encerrou com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Pe. Ricardo Lameira e concelebrada pelo Pe. Torres Lima, Assistente Espiritual Diocesano do MCC.