Memória agradecida marca Eucaristia

| Tempo de leitura: 2 min

“Entre o sufrágio e a gratidão”, D. João Lavrador celebrou, no dia 18 de setembro, a Eucaristia na Sé de Viana, recordando Bispos, presbíteros e leigos que fizeram a história da Diocese de Viana do Castelo, no dia em que se celebraram dois anos do falecimento de D. Anacleto Oliveira. 

Sé Catedral 2022Na homilia, o Bispo de Viana do Castelo questionou a assembleia sobre as consequências práticas de seguir Cristo. “Se os nossos critérios continuam iguais, que efeito tem, afinal, a Palavra de Deus na nossa vida?”, interpelou, deixando claro que “a maneira como nós usamos os bens materiais coloca sempre o ser humano em questão”.

D. João, alertando para a necessidade de uma “caridade política”, afirmou que, no meio de uma cultura materialista, a pergunta que é colocada a todos os contemporâneos é “Quem é o meu Deus?”. “Diante de Cristo, tudo é relativizado. E, assim, os bens materiais deixam de ser um fim e passam a ser um meio”, reforçou, insistindo que “o Papa Francisco tem pedido um modo de recriar a distribuição dos bens”.

“E tu, que és discípulo de Jesus Cristo, qual é o fim dos teus bens? É o fim do amor? É o fim da fraternidade? É o fim da partilha? É o fim da comunidade?”, concluiu.