Mordomia do Senhor dos Passos integra “Páscoa Doce” em Viana do Castelo

Entre 23 de março e 1 de abril, Viana do Castelo volta a viver a “Páscoa Doce”, com uma programação que integra mais de 30 iniciativas para dinamizar a economia local. A novidade é um desfile da Mordomia do Senhor dos Passos, no dia 23 de março, a partir das 15h30, entre o Largo de São Domingos e o Passeio das Mordomas.

Páscoa Doce 2024Em conferência de imprensa na Sé Catedral de Viana do Castelo, o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, explicou que aquele desfile pretende preservar “uma componente etnográfica, cultural e imaterial, dos momentos solenes que habitualmente antecedem a Páscoa”.  “Nas procissões, que ainda hoje acontecem nas nossas freguesias, as senhoras envergam um traje de festa. Não os a que estamos mais habitados, os vermelhos, mas os de dó, de cores mais sóbrias. Também entram os verdes e azuis, as mordomas e as morgadas, o traje mais sóbrio da ribeira”, apontou.

A “mostra pedagógica”, que pode crescer no futuro, contará, este ano, com a participação dos grupos folclóricos do concelho, “habituados a saber trajar e ourar”, mas também aberto à participação da comunidade, que terá de se inscrever no Museu do Traje. “O objetivo é divulgar a identidade e a memória do concelho. Esta não é uma altura do ano de turismo de massas, mas há oportunidade de dar a conhecer um património cultural e imaterial ainda muito vincado nas nossas terras”, sublinhou Manuel Vitorino.

A “Páscoa Doce” é uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, pela Diocese de Viana do Castelo e pela Associação Empresarial de Viana do Castelo, com a colaboração da Vianafestas, e decorrerá entre os dias 23 de março e 01 de abril.

Na conferência de imprensa de apresentação da “Páscoa Doce”, o Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, indicou que esta é “uma quadra muito relevante para os cristãos, que é vivida com muita alegria nas freguesias” e que, por isso, o programa une quadros associados à religiosidade popular, à festa e à gastronomia”.

O Pároco da Sé Catedral, Pe. Armando Dias, destacou a noite da Quinta-Feira Santa, com a Visita às Igrejas e Capelas, momento que traz “muitíssima gente à cidade”, e a Via Sacra, na Sexta-feira Santa, entre a igreja da Senhora d’Agonia e a Sé.

Já o Vice-presidente da Associação Empresarial de Viana do Castelo, Nuno Barbosa, considerou que este é “um momento importante para a cidade e para a comunidade”, e destacou o Fim-de-semana Gastronómico (22 a 24 de março), a Mesa de Páscoa, a Mordomia do Senhor dos Passos, e toda a dinâmica que convida “a conhecer mais e melhor as tradições do Alto Minho”.

A programação “une o religioso ao profano, conjugando fé e devoção com momentos de lazer e animação”, inclui Mesa da Páscoa – Feira das Iguarias da Páscoa, que é apresentada na Praça da República, entre os dias 23 e 30.

O feirão da patanisca, o fim-de-semana gastronómico (22 a 24 de março), a Via Sacra de Alvarães, a recriação bíblica da Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém, a Queima de Judas, a Páscoa a Três, no Largo das Neves, e exposições, são outras das iniciativas incluídas na programação “Páscoa Doce”.