Movimento dos Cursilhos de Cristandade realizou reunião de delegados paroquiais

O Secretariado dos Cursilhos de Cristandade da Diocese de Viana do Castelo, realizou, no passado dia 09 de setembro, uma reunião de delegados dos Centros de Ultreia «Paroquiais» de toda a Diocese. O evento, que decorreu no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, Viana do Castelo, marcou o início do novo Ano Pastoral do Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC).

Reunião delegados diocesanos MCC 2022A reunião teve início com a Oração de Laudes, que foi conduzida pelo Pe. Torres Lima, Assistente Espiritual do Movimento.

Os trabalhos foram conduzidos pela presidente do Secretariado Diocesano, Conceição Ponte, que começou por saudar todos os presentes e se congratular pelo elevado número de delegados presentes, vindos dos vários Arciprestados da Diocese, mostrando a vitalidade do Movimento neste recomeço após a pandemia.

Conceição Ponte recordou, ainda, que a ação como cursilhistas deve ter em conta três pontos fundamentais: sonhar, programar e trabalhar. “O Secretariado sonhou e programou. Agora, precisamos do vosso trabalho e sacrifício. Sacrifício, esse por amor, porque estamos aqui porque amamos o Movimento”, afirmou, reiterando: “Ser delegado do MCC é ser brasa no meio das cinzas. Deus não escolhe os mais capacitados, escolhe-os e depois capacita-os. A Igreja precisa de nós neste momento difícil que atravessamos, e o nosso Bispo conta connosco para evangelizar nos nossos ambientes.”

Em seguida, foi apresentado o calendário anual do MCC para 2022/2023, que terá como ponto central a sessão de abertura da Escola do MCC no dia 10 de outubro, no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque.

A sessão de trabalho serviu ainda para tratar vários assuntos relacionados com o Movimento, Centros de Ultreia e o calendário de atividades e da Escola do MCC.

No final, apelou-se à participação de todos e ao seu entusiasmo no serviço da Igreja do Senhor Jesus enquanto Movimento de Evangelização da Igreja diocesana.