Movimento dos Cursilhos de Cristandade realizou Ultreias Regionais Arciprestais

O Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC), realizou nos dias 14, 20 e 26 do mês de outubro, as programadas “Ultreias Regionais” para os Cursilhistas dos vários Arciprestados, em que estiveram sempre presentes a presidente do Secretariado Diocesano, Conceição Ponte, o Assistente Espiritual, Pe. Manuel José Torres Lima, e restante Secretariado Diocesano, participando muitos cursilhistas de cada um dos Arciprestados a quem se destinava cada uma das Ultreias, que «em grupos», partilharam as suas vivências e testemunhos do seu pós-cursilho.

Ultreia de Campo 2022Os temas dos rolhos e reflexões apresentadas tiveram em conta o tema geral do Movimento para o novo Ano Pastoral 2022/2023 – “Com(o) Maria e com os jovens, LEVANTA-TE E VAI… em missão de testemunho no encontro com Cristo e com os irmãos, tendo presente a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que terá lugar em agosto de 2023, em Lisboa.

No passado dia 14 de outubro, no Salão Paroquial de Cardielos, realizou-se a Ultreia para os Cursilhistas do Arciprestado de Viana do Castelo, em que foi coordenador António Jorge Vieira. O tema da Ultreia – “LEVANTA-TE E VAI” – foi apresentado pela Cursilhista Maria Carminda Ferreira de Cardielos. As ressonâncias estiveram a cargo de Arménio Araújo, de Outeiro, Celeste, de Lavradas, e a reflexão final foi apresentada pelo Pe. Tiago Rodrigues.

No dia 20 de outubro realizou-se, no Centro Paroquial dos Arcos de Valdevez, a Ultreia para os Arciprestados de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima, em que foi coordenadora a cursilhista Cândida Gomes. O tema da Ultreia – “COM MARIA E OS JOVENS, LEVANTA-TE E VAI” – foi apresentado pelo Cursilhista José Manuel Silva, de Vila Fonche, as ressonâncias foram feitas pelo Arménio de Outeiro, Celeste, de Lavradas e Adriano, dos Arcos de Valdevez, e a reflexão final foi apresentada pelo Pe. José Aventino.

No dia 26 de outubro, realizou-se no Centro Paroquial de Campos, Vila Nova de Cerveira a Ultreia para os Arciprestados de Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença, e Vila Nova de Cerveira. Foi Reitora «coordenadora», Nazaré Asseiro, de Reboreda, e o tema – “LEVANTA-TE E VAI EM MISSÃO” – foi apresentado pela Amélia Rodrigues, de Mentrestido. As ressonâncias foram feitas pela Cátia Asseiro, de Reboreda, Maria do Carmo, de Valença e Cristina Ramadas, de Monção. A reflexão final foi apresentada pelo Pe. Carlos Castro.

A terminar cada uma das Ultreias, a presidente do Secretariado, Conceição Ponte, agradeceu a presença de todos e a todos quantos se empenharam na realização das Ultreias. Lembrou as atividades do MCC para o Ano Pastoral 2022/2023, inscritas no calendário das atividades do MCC.

Referiu-se ainda ao dia de Espiritualidade, que este ano terá lugar no dia 04 de dezembro no Centro Pastoral Paulo VI, em que será orador o Pe. Dário Pedroso e reforçou a importância da frequência da Escola do MCC, aberta a todos os diocesanos.