Nossa Senhora d’Agonia e São Bartolomeu dos Mártires vão participar no acolhimento aos símbolos da JMJ

| Tempo de leitura: 3 min

Os dois símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) – a Cruz Peregrina e o Ícone Mariano – vão começar a peregrinação pela Diocese de Viana do Castelo com uma procissão ao mar. A iniciativa, que decorrerá no dia 29 de dezembro, numa fragata das Forças Armadas, contará com a participação “extraordinária” das imagens da Nossa Senhora d’Agonia e de S. Bartolomeu dos Mártires. 

A cerimónia terá início às 13h15 no Santuário de Nossa Senhora d’Agonia, em Monserrate, Viana do Castelo, com a participação e envolvimento dos pescadores. 

Pelas 14h15, dar-se-á o embarque no cais para o Cabedelo, em Darque, com vários barcos de pescadores que levarão os jovens e os representantes das comunidades católicas e civis para a trasladação dos dois símbolos da JMJ até à Praça da Liberdade, em Viana do Castelo. A hora prevista da chegada ao Cabedelo são as 16h30, e a entrega dos símbolos (na Praça) são as 17h30. A procissão segue por terra até ao Santuário de Nossa Senhora d’Agonia, com hora prevista de chegada às 18h00. 

No mesmo dia, pelas 21h00, irá realizar-se uma procissão de velas até à igreja de São Domingos, em Monserrate, onde decorrerá uma vigília de oração. O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo. 

Os símbolos irão percorrer os dez Arciprestados durante o mês de janeiro. Nos dias 2, 3 e 4 irão para Caminha; nos dias 5, 6 e 7 estarão em Vila Nova de Cerveira; 08 e 09 em Paredes de Coura; nos dias 10 e 11 em Valença; nos dias 12, 13 e 14 em Monção; nos dias 15 e 16 em Melgaço; nos dias 17, 18 e 19 em Arcos de Valdevez; nos dias 20 e 21 em Ponte da Barca; nos dias 22 a 25 em Ponte de Lima, e nos dias 26 a 30 em Viana do Castelo. 

Já a 29 de janeiro de 2023 decorrerá a peregrinação, com início na Praça da Liberdade e a celebração final na Sé Catedral. 

A Cruz Peregrina e o Ícone Mariano “Salus Populi Romani” terão partido do Algarve, iniciando “uma grande experiência espiritual” com a promessa de “tocar o coração” e chegar a locais onde “a simbologia religiosa não está presente”. 

Passagem de ano dos símbolos da JMJ vai ser no Carmelo de Santa Teresinha 

Os dois símbolos da JMJ vão passar o ano de 2022 para 2023 no Carmelo de Santa Teresinha. “Os símbolos da JMJ vão passar o ano no Carmelo de Santa Teresinha, em Viana do Castelo, mas numa cerimónia aberta ao exterior porque o Carmelo vai abrir a capela a que queira estar presente”, disse o padre Domingos Meira, responsável pelo COD.