“O coração dos jovens está sempre latente a este desejo de amizade de encontro e diálogo”

Mais de uma centena de jovens, do Arciprestado de Caminha, receberam a Confirmação, numa celebração presidida pelo Bispo Diocesano, D. João Lavrador, na igreja matriz da vila.

Crisma Caminha 2022Na homilia, o prelado dirigiu-se especialmente aos jovens como “autênticos e verdadeiros”. “Um jovem nunca faz coisas por fazer”, disse, defendendo que os jovens têm sonhos “transformadores”. “Os jovens nunca se conformam com a realidade do mundo em que vivemos. Têm sonhos, que de uma maneira ou de outra, são norteados pela paz, justiça e diria até amor”, defendeu, afirmando: “O coração dos jovens está sempre latente a este desejo de amizade de encontro e diálogo entre todos.”

D. João Lavrador lembrou que os sonhos exigem “esforço, mas não só”. “Tomamos consciência de que só por nós, não somos capazes. Aliás, os jovens que vos e nos antecederam tinham os mesmos sonhos. O porquê de não se realizarem? Provavelmente porque olharam só para si”, atirou, falando da realidade que o mundo e a Igreja atravessam. “Falta-nos Espírito de Deus em nós. Falta-nos Aquele que nos prometeu o Espírito Santo, que é um Espírito de amor que, infundido em nós, é um amor tal que nos transforma, alimenta e instala”, disse, acrescentando que “o amor reconstrói a comunidade” e tira-a do isolamento, projetando-a nas relações”. “O amor, tal como a vida, exige alimento e, por isso, provoca em nós o desejo de ser alimentado constantemente a partir de Jesus Cristo”, afirmou, defendendo: “Cada um de nós deve encontrar, neste mundo e nesta Igreja, a sua realização plena.”

Para terminar, o Bispo desafiou os jovens a ter coragem “para ir ao encontro de Jesus Cristo através do Espírito”. “Devemos beber este Espírito de amor, torná-Lo nosso e deixar que Ele viva dentro do nosso próprio ser”, referiu, convidando os jovens a abrir o coração. “Não podemos ter medo de nos aproximar d’Ele. E, é por isso que estais aqui… Porque já O descobristes. É n’Ele que se encontram a fonte e a força para a vossa vida”, terminou.