“O meu filho é a maior bênção da minha vida”

O portinho de Vila Praia de Âncora, no Arciprestado de Caminha, voltou a ser palco da procissão naval das festas em honra de Nossa Senhora da Bonança, santa padroeira dos pescadores. Alexandra Vaz, de 38 anos, carregou a imagem da Senhora da Ínsua e mostrou-se muito emocionada porque o dia 08 de setembro é também o dia de aniversário do seu filho Francisco.

Procissão naval Sra. da Bonança 2022 - Câmara Municipal de CaminhaAlexandra Vaz é presidente da Comissão de Festas há dois anos. Em 2021, realizou-a em moldes “mais pequenos” devido às restrições impostas pela Covid-19, mas, este ano, a sua equipa “jovem” conseguiu cumprir toda a programação que estava prevista. “Era um sonho meu fazer parte da organização das festas porque o meu filho nasceu neste dia”, contou, acrescentando que convenceu um vizinho e amigo, que queria deixar a Comissão de Festas, a integrar a sua equipa. “É uma festa muito difícil de organizar, mas conseguimos cumprir com os nossos objetivos”, admitiu, esperando que tenham entusiasmado outras pessoas para integrar a Comissão de Festas no próximo ano.

Sobre o feedback que recebeu das pessoas, a responsável assegurou que ficaram “muito contentes”. “As pessoas têm-me agradecido, quer pessoalmente, quer através das minhas redes sociais, pelo trabalho desenvolvido pela minha/nossa Comissão de Festas”, afirmou.

No dia da procissão por rio (desde a foz do Minho) e por mar, a mãe de Francisco carregou a imagem da Senhora da Ínsua que se juntou, posteriormente, à festa em honra de Nossa Senhora da Bonança. O momento foi vivido com “muitas emoções à flor da pele”. “Foi um momento muito forte. A Senhora da Ínsua tem um significado especial na minha vida por causa do meu filho. Ele é a maior bênção da minha vida”, salientou emocionada.

A procissão naval é um dos pontos altos das festas e conta com a participação de dezenas de embarcações de pesca, que se dirigem ao Forte da Ínsua para recolher a imagem da Senhora da Ínsua. Na chegada ao portinho, a imagem é tocada e beijada por pessoas e tem à sua espera uma outra, de Nossa Senhora da Bonança, a quem faz uma vénia. No final, seguem juntas em andores num cortejo por terra.