Os jovens e o Crisma

O Crisma é o sacramento de confirmação da graça e das promessas do batismo. O seu significado está relacionado com o facto do cristão, livremente, reafirmar a sua vontade de seguir junto do caminho de Deus e da Igreja. Será que os jovens compreendem o seu significado? Como vivenciam o Crisma?

Nós, adolescentes, vivemos desorientados num mundo caótico, de incertezas, mudanças e busca de identidade, e por isso, é importante sabermos tomar decisões conscientes, tendo em conta o impacto que estas possam ter no nosso futuro.

Quando dediquei algum tempo a refletir sobre quais são os planos para a minha vida, havia poucas coisas que tinha definidas. Mas uma coisa eu sempre soube: queria ser cristã e assumir a minha religião. Para isso, não havia nada mais adequado do que continuar o caminho que os meus pais me disseram para seguir, continuar a crescer na fé e nos valores de Cristo e, finalmente, aceitar receber este sacramento. Encontrei pessoas maravilhosas neste caminho, que, de forma simples e motivadora, confirmaram que a minha decisão tinha sido acertada. Fui muito feliz ao longo deste caminho.

Para cada pessoa, o significado do Crisma pode variar conforme as suas experiências pessoais e o contexto em que vive. Para mim, este sacramento foi muito mais do que estar presente numa cerimónia religiosa, foi a possibilidade de assumir responsabilidade pela minha fé, foi a confirmação da decisão que os meus pais e padrinhos tomaram por mim quando era bebé. O Crisma proporcionou-me um profundo sentido de pertença e responsabilidade. Participar na cerimónia com tantas pessoas que amo, fez-me perceber que somos todos parte de algo maior, uma comunidade de fé que se apoia mutuamente.

Por último, é importante reforçar que este sacramento, e tudo o que com ele está relacionado e que é vivenciado ao longo dos anos em que nos preparamos para o receber, transmite-nos PAZ. Não será isso que todos procuramos para as nossas vidas?

Lara Barbosa, Perre