Paróquia de Alvarães celebrou o Crisma de dezenas de jovens e o 60º aniversário de sacerdócio de Mons. António Gonçalves

A Paróquia de Alvarães, no Arciprestado de Viana do Castelo, esteve em festa por vários motivos: Confirmação de mais de 40 jovens e homenagem ao Pároco, Mons. António Gonçalves, pelo seu 60º aniversário de sacerdócio. O Bispo diocesano, D. João Lavrador, presidiu à celebração, que se realizou na igreja matriz.

Crisma Alvarães 2022Na homilia, D. João Lavrador começou por felicitar Mons. António Gonçalves “pelo empenho e pela entrega total ao sacerdócio” e desafiou os jovens para o “compromisso do amor”. “O amor funde-se e, por isso, torna-se necessário alimentá-lo e estimulá-lo”, afirmou, defendendo que as decisões, enquanto cristãos, “devem ser tomadas perante Jesus Cristo ao longo da vida, através das orações, dos Sacramentos e da vida em comunidade”.

O Bispo diocesano recordou ainda a importância do papel do sacerdote e da comunidade cristã. “O sacerdote é aquele que me leva a Deus na sua própria pessoa, naquilo tudo que é e faz”, referiu, acrescentando: “Quem olha para ele, deve ser conduzido até Deus e, por isso, ajuda cada um a descobrir a sua própria vocação junto de Deus, a reconhecer a prioridade da imensidade de Deus e o sentido compartilhado de tornar presente Deus no mundo em que vivemos.”

O mistério pascal, o amor e a comunhão, voltaram a ser palavras-chave na homilia. “A presença do mistério pascal é mistério de amor e de entrega total”, afirmou, alertando: “O que ainda nos falta é que cada ser humano se reconheça tal como é na dignidade profunda de Deus e, ao mesmo tempo, reconhecer a missão que tem a desempenhar na Igreja, no mundo e no contexto social em que vive.”

No final, o prelado convidou os jovens a “abrir o coração” para “acolher Jesus”. “Caros jovens: hoje ides receber este amor infinito de Deus, que não pode ficar apenas nas periferias. Ele tem de ter sentido na nossa própria ação. Ele tem de ser algo de convivência em nós, que depois puxe os outros”, afirmou, terminando: "Coloquemo-nos no lugar certo, na centralidade de Cristo, e fiquemos fascinados por Jesus Cristo e por tudo aquilo que Ele é capaz de fazer por nós.”

“Obrigado, Senhor Reitor”

No Facebook, os jovens mostraram a sua gratidão pelo trabalho desenvolvido por Mons. António Gonçalves. “Damos graças a Deus pela vocação do Senhor Reitor, que completou, na passada sexta-feira, 60 anos de sacerdócio, ou seja, de entrega total a Deus e aos outros. Ao Senhor Reitor, expressamos a nossa gratidão pela sua vocação que nos interpela e nos dá força para seguirmos a vocação a que somos chamados. Obrigado, Senhor Reitor e um bem-haja!”, pode ler-se na publicação.