Paróquia de Cabaços celebra Jornada Mundial das crianças

| Tempo de leitura: 2 min

A propósito da 1ª edição da Jornada Mundial das crianças, que se realiza em Roma, nos dias 25 e 26 de maio, a paróquia de Cabaços, no Arciprestado de Ponte de Lima, vai celebrar a iniciativa com um programa apropriado à realidade paroquial.

Cartaz 1ª Jornada Mundial das Crianças, Cabaços (Ponte de Lima)O cardeal José Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, – órgão ao qual o Papa confiou a tarefa de organizar a primeira Jornada Mundial das Crianças (JMC) – realçou que a iniciativa oferece "a possibilidade de tornarem-se protagonistas em momentos muito fortes de convívio, oração e formação e pode ser um momento para uma evangelização propositiva, face ao crescente analfabetismo religioso dos jovens e muito jovens".

A JMC será celebrada a nível universal no Vaticano, para onde convergirão as diversas delegações nacionais, e a nível diocesano, deixando a organização a cargo de cada Igreja local. "Característica das crianças é a sua novidade explosiva", acrescentou o cardeal, afirmando que "as crianças são o mais belo e vivo comentário, escrito em carne, sangue e espírito, sobre a passagem do Apocalipse «Eis que faço novas todas as coisas», que é o tema escolhido por Francisco para o primeiro encontro. "Vivemos uma crise de transmissão que não é só da Igreja – observou o cardeal – mas também das famílias, das escolas, e este dia é uma contribuição para uma transmissão bonita, adequada às crianças".