Pastoral da Saúde propõe projeto centrado na “Comunidade Cuidadora”

A Pastoral da Saúde - Viana do Castelo - Departamento Diocesano assinalou o Dia Diocesano da Saúde, no Centro Paulo VI, em Darque, com dezenas de participantes.

Dio Diocesano da Saúde 2024O Pe. Fábio Carvalho, diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde, dinamizou os dois fóruns sob o mote "Em que consiste o Serviço de Assistência Espiritual e Religiosa nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde e a quem se destina?" e "Cura dos doentes na comunidade cristã: proposta pastoral para «uma comunidade sanadora»".

O responsável começou por salientar a importância do Serviço Assistência Espiritual Religiosa no Serviço Nacional de Saúde, relembrando que a Declaração dos Direitos Humanos prevê o direito à dimensão religiosa.

Durante a iniciativa, o Pe. Fábio Carvalho apresentou o projeto pastoral “Comunidade Cuidadora” que “emerge da necessidade e da vontade de traduzir na ação pastoral da Diocese de Viana do Castelo e das comunidades paroquiais que a constituem aquilo que a Igreja sempre considerou central no âmbito da sua consciência ética e moral, isto é, o cumprimento do Mandamento Novo do amor ao próximo, sobretudo, quando este sofre as dores decorrentes da enfermidade - física, psíquica ou espiritual - do abandono ou da inevitável caducidade da vida”. “Com esta proposta pretende-se criar uma rede complementar de comunicação e apoio entre os contextos onde são prestados cuidados de saúde e as comunidades de referência das pessoas confiadas aos cuidados das diferentes instituições sejam elas paroquiais, sociais, familiares ou outras”, explicou, salientando que “para aplicar o projeto nas paróquias precisa de todos”. “Até que ponto, nós, comunidade cristã, cuidamos uns dos outros”, questionou, frisando que o projeto é “uma oportunidade para repensar o cuidado uns com os outros”.

Citando Bento XVI, considerou que “os cristãos têm moral acrescida para estar atentos e ajudar os outros”. “O sofrimento desperta no ser humano a disponibilidade para amar”, defendeu, reforçando: “A Pastoral da Saúde constitui uma urgência na comunidade porque se não tiver a convicção das comunidades cristãs a defender os direitos, ninguém o vai fazer.”

Por fim, o Pe. Fábio Carvalho desafiou os participantes a dar seguimento ao projeto nas suas paróquias e alertou para a importância de envolver os jovens nestas temáticas.

D. João Lavrador, Bispo diocesano, também marcou presença e, na sua intervenção, afirmou que “a liberdade de consciência, culto e religião é inevitável pela constituição”, apelando para uma pastoral que promova “a relação entre pares com dignidade”.