Pastoral do Ensino Superior desafia Instituto Politécnico de Viana do Castelo a levar Cristo a todos 

| Tempo de leitura: 2 min

O diretor da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo convidou a comunidade académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) a levar Cristo a todos. O desafio foi lançado na celebração de Advento, que decorreu na Sé Catedral.

Celebração Advento 2024Na homilia, Pe. Renato Oliveira frisou o “aspeto extraordinário” da fé dos cristãos, lembrando as palavras do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude. “Acreditamos num Deus que se faz carne, que se faz homem e pessoa. Acreditamos num Deus que se torna um de nós para ir ao encontro de todos, todos, todos”, afirmou, acrescentando que “Jesus Cristo vem para todos, sem excluir ninguém”.

O sacerdote incentivou os presentes a serem capazes de “continuar e atualizar a missão de Cristo, fazendo-O nascer e renascer em cada um e levando-O a tudo e a todos”. “Que cada um de nós, para lá do que aquilo que o Natal tem, e bem, luzes, música e demais aspetos, possa pensar quem são estes que, hoje, andam tresmalhados e a quem nós podemos levar a pessoa de Cristo, gestos de ternura, bondade, amor, paz e esperança”, apelou, sublinhando que, neste Natal, todos podem levar a alguém “a pessoa de Cristo”. “Ter gestos de carinho, ternura, bondade e proximidade para com alguém que precise desses gestos. Muitos deles estão distantes, como por exemplo no instituto, na escola ou  em nossa casa e, para eles, pequenos gestos podem ser sinal de um mundo e tempo novo”, reforçou, concluindo: “Que possamos fazer renascer, em nós, o próprio Cristo e levá-lO a todos que podem sorrir através da nossa vida e da nossa presença”.    

Com o propósito de promover “um momento de oração e, ao mesmo tempo, de encontro entre professores, estudantes e outros colaboradores”, a Pastoral Diocesana do Ensino Superior convidou ainda o coro “Sementes de Deus” para animar a celebração. E, no final, as tunas académicas atuaram no largo da Sé.