Pe. Fernando Nogueira celebrou Bodas de Ouro sacerdotais

As Paróquias de Romarigães, S. Martinho, Rubiães e Cossourado, no Arciprestado de Paredes de Coura, vestiram-se de gala para celebrar as Bodas de Ouro sacerdotais do Pe. Fernando António Gama Nogueira. A Missa de Ação de Graças foi presidida pelo Bispo, D. João Lavrador, e concelebrada pelos colegas do Arciprestado e amigos e condiscípulos vindos de fora.

Bodas de Ouro sacerdotais Pe. Fernando NogueiraO currículo do Pe. Fernando é vasto:

- Fez a sua instrução primária em Cunha, de onde é natural, seguindo depois para o Seminário de Braga, onde concluiu o curso em 1972;

- Fez estágio na Cúria Diocesana de Braga e no Seminário Menor, como Membro da Equipa Formadora e professor de Canto Coral;

- Foi ordenado sacerdote em Paredes de Coura em 1 de outubro de 1972, na Matriz de Paredes de Coura. De seguida, foi nomeado Pároco de S. Martinho e Romarigães, acumulando mais tarde Sapardos, tendo ultimamente sido nomeado Pároco também de Cossourado e Rubiães;

- Licenciou-se no Curso Geral de Composição, tendo lecionado Educação Musical, área de que se aposentou em 2009;

- Foi Arcipreste de Paredes de Coura ao longo de dois mandatos, entre 2013 e 2021;

- É membro do Conselho Presbiteral, em representação do clero de Paredes de Coura.

A homenagem de carinho incluiu ainda discursos e oferta de prendas das Paróquias, dos amigos e dos colegas sacerdotes.

Na homilia, D. João Lavrador baseou-se nos textos da liturgia do dia e felicitou o Pe. Fernando pelos cinquenta anos de sacerdócio, assim como a família de sangue e as comunidades que estão a seu cuidado. “Estamos a caminho de Jerusalém na companhia do Mestre. Vai como guia, Ele, representado no Padre, neste caso, no Pe. Fernando”, disse.

Baseado no episódio do Sírio Naamã e dos dez leprosos, o prelado lembrou as curas espirituais que um sacerdote realiza pelos Sacramentos, ao logo da vida.

Por fim, desafiou os mais novos a responder “sim” à chamada porque “são precisas vocações consagradas”.

No dia 1 de outubro, aniversário da ordenação, o Santuário da Senhora da Pena acolheu toda a família Nogueira numa celebração de Acão de Graças, e assim fizeram as Bodas de ouro do sacerdote em ambiente familiar, seguindo-se o almoço.

Em Romarigães, houve lanche condigno partilhado por todos os presentes, terminando com o cantar dos parabéns e do partir de bolo gigante.

Também não esteve esquecida a animação musical e os bombos dos Trovoadas.

O nosso abraço fraterno e amigo com desejo de que continue a atividade sacerdotal nas Paróquias que lhe estão confiadas.