Pe. Joel Brito orientou 5ª sessão da Escola do MCC

| Tempo de leitura: 2 min

Realizou-se no dia 12 de fevereiro, no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, Viana do Castelo, a 5ª sessão de Escola do Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC). O palestrante foi o Pe. Joel Brito, que apresentou o tema «A Fraternidade e a Amizade Social» através da Carta Encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco.

5ª Sessão Escola MCC, 2024O conferencista deu uma panorâmica sucinta de cada um dos pontos dos VIII Capítulos que compõem a Carta Encíclica, em que o Santo Padre convida “a um amor que ultrapassa as barreiras da geografia e do espaço e nele declara feliz quem ama o outro, o seu irmão, tanto quando está longe, como quando está junto de si”.

Com simples palavras, explicou o essencial de uma fraternidade aberta, que permite “reconhecer, valorizar e amar todas as pessoas, independentemente da sua proximidade física, do ponto da terra onde cada um nasce ou habita”. “Esta nova Carta Encíclica é um apelo à fraternidade e à amizade social”, considerou.

Citando a Carta Encíclica, o Pe. Joel Brito referiu ainda que “Deus criou todos os seres humanos iguais”. “O Santo Padre fala da imigração e do acolhimento que é devido aos imigrantes, em que os nossos esforços devem ser de receber, acolher e integrar, e acentua a necessidade da prática de uma política do amor nas relações interpessoais”, lembrou, concluindo com palavras do Papa Francisco aquando da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa: “A única vez em que podes olhar para o outro de cima para baixo, é para lhe dar a mão.”