Pe. Jorge Barbosa foi palestrante na 1ª sessão da Escola do MCC

| Tempo de leitura: 3 min

Realizou-se no passado dia 24 de outubro, no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, Viana do Castelo, a primeira sessão de Escola do Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC) do Ano Pastoral 2022/2023. O palestrante foi o Pe. Jorge Barbosa, falando sobre o tema “S. Mateus – O Evangelista do Ano”.

Escola MCC 2022O palestrante começou por se debruçar sobre a origem linguística da escrita do Evangelho de S. Mateus, que teria sido escrito em hebraico, segundo refere Santo Ireneu de Lyon: Mateus escreveu em hebraico para os Hebreus

O palestrante referiu existir a convicção de que S. Mateus terá escrito o seu Evangelho em hebraico, embora não se encontrem provas desse facto, mas que se deve tomar como verdadeira a afirmação de Santo Ireneu de Lyon.

S. Mateus surge no Evangelho em hebraico como LEWI – ligado, o que traduz o significado de Mateus, “oferta de Deus”, que se viu convencido a seguir o Senhor pelo Seu olhar – A força do olhar de Jesus – aquele olhar misericordioso de Jesus

S. Mateus era Hebreu, publicano e conhecedor dos usos e costumes dos Hebreus e do ambiente hebraico; era igualmente conhecedor de Israel.

No Evangelho de S. Mateus, temos o habitual Mateus hebraico que terá existido, e uma parte de que se desconhece a fonte; a outra fonte é o Evangelho de S. Marcos, anterior ao Evangelho de S. Mateus, que será a evolução do Evangelho que hoje temos. 

Segundo o Pe. Dr. Jorge Barbosa, S. Mateus escreveu em hebraico, mas a nossa Bíblia está em grego, considerando que a Bíblia de Jerusalém é uma tradução muito próxima do original grego ou hebraico, sendo que Mateus está escrito em grego.

O palestrante apresentou ainda em detalhe a estrutura do Evangelho de S. Mateus –perspetiva geográfica Plano global; um Pentateuco «dos cinco livros», apresentando passagens dos cinco grandes discursos e narrativas, algumas delas escritas em hebraico, o que constituiu um fator de redobrada curiosidade e atenção por parte das dezenas de cursilhistas «e alguns não cursilhistas» presentes nesta Sessão de Escola do MCC.

A terminar, o palestrante apresentou «grelhas» do Lecionário do Ano “A” Evangelho de S. Mateus, com a distribuição dos textos de S. Mateus ao longo do Ano “A” – “Novo Ano Litúrgico”.