Peregrinação ao Sagrado Coração de Jesus atrai milhares de fiéis

Viana do Castelo foi o cenário da peregrinação ao Sagrado Coração de Jesus, que decorreu no último Domingo, e que atraiu milhares de fiéis de todo o distrito.

Peregrinação ao Sagrado Coração de Jesus 2023Antes do início da caminhada, D. João Lavrador afirmou aos jornalistas que, embora tivesse “as famílias presentes na sua oração”, este ano voltaria “a rezar pela paz na Ucrânia e pelo seu povo martirizado”, referindo a importância de o percurso ser pautado pela passagem por um local de culto cedido à comunidade ortodoxa.

Durante a peregrinação, na qual os fiéis tiveram a oportunidade de subir à montanha percorrendo o caminho até ao Santuário, de onde se domina a paisagem sobre Viana do Castelo, o clima de união e espiritualidade presente foi um testemunho do poder da devoção ao Sagrado Coração de Jesus em inspirar comunidades inteiras, fortalecendo os laços de fraternidade entre os fiéis e reafirmando a importância da espiritualidade nas suas vidas.

Na homilia, o Bispo de Viana do Castelo referiu a necessidade de “no meio das ocupações, fazer deserto na cidade”, afirmando, também, que “a oração que não compromete, é uma oração vazia”.

Em seguida, relembrou a urgência do trabalho vocacional. “Estamos todos interessados nas vocações? Caros padres, estais? Caros catequistas, caros cristãos, estais? Estamos a fazer tudo o que é possível? (…) Gostava muito que ver a nossa Diocese a acertar com Jesus, porque Jesus não está mudo; nós é que podemos estar surdos”, interrogou, concluindo com o convite: “Que o descer da montanha seja diferente. Não estejamos à espera dos outros, mas sejamos nós a comprometermo-nos”.