PEREGRINAÇÃO EUROPEIA DA JUVENTUDE (PEJ) 2022

Lema: «Jovem levanta-te e sê testemunha. O Apóstolo Santiago espera-te.»

A Diocese de Viana do Castelo pôs-se a Caminho, de 1 a 5 de agosto, percorrendo o Caminho Ribeiro Minhoto, ainda desconhecido para a maioria dos peregrinos. O grupo era constituído por sete elementos das Paróquias de Subportela, Deocriste, Alvarães (todas do Arciprestado de Viana do Castelo) e Ponte de Lima, ao qual se juntaram dois peregrinos da Diocese de Viseu.

PEJ 2022Este grupo de peregrinos deixou as suas famílias e o conforto das suas casas para se pôr a Caminho. Levámos na mochila apenas o essencial, tentando deixar o que muitas vezes nos pesa mais como os medos, as dúvidas e o cansaço.

Por entre montanhas, florestas e campos, ruralidades remotas no meio da vegetação, difícil era encontrar uma fonte de água ou um café para comer algo. Tudo o que tínhamos levado de casa era repartido entre o grupo.

Nos momentos de maior desânimo, a fé, o Evangelho de cada dia, ou a meditação do Caminho de Santiago que todos escutávamos em silêncio e a música como o hino da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) “Há pressa no ar”, eram o alimento e a força para continuar o Caminho.

Quando as forças pareciam estar a falhar e a energia a acabar, Deus recebeu-nos de braços abertos e com o sorriso enorme, visível nos rostos de um casal de idosos que nos acolheram e alimentaram.

Sentimos todas as emoções no Caminho. Deixámos que os ataques de riso contagiassem o grupo, os momentos de silêncio elevassem as orações ao Pai e as lágrimas aliviassem as dores, o cansaço e a saudade. Tornámo-nos uma família do Caminho, em que uma “mãe” tratava as bolhas e fazia massagens nos pés, um “pai” orientava o caminho e os “filhos” seguiam as orientações, até serem recebidos pelo Apóstolo Santiago na sexta-feira, dia 5/08/2022.

A Peregrinação Europeia de Jovens (PEJ) decorreu em Santiago de Composta de 3 a 7 de agosto, reunindo cerca de 16.000 jovens peregrinos de toda a Europa.

Os jovens peregrinos da Diocese de Viana do Castelo deram entrada na Catedral de Santiago de Compostela na sexta-feira, dia 5 de agosto.

O fim de semana em Santiago de Compostela permitiu o aprofundamento da fé com os encontros de catequese, a partilha de testemunhos e experiências entre os jovens, as celebrações eucarísticas e os momentos de oração. O grupo teve o privilégio de ser recebido por D. Pio Alves, natural da Paróquia de Lanheses (Arciprestado de Viana do Castelo) e Bispo Auxiliar do Porto, na sexta-feira, dia 5, na receção aos elementos da JMJ, em momento de oração.

No sábado, tivemos uma catequese conjunta com a Diocese de Lisboa e participámos na cerimónia presidida pelo Cardeal D. António Marto, Bispo Emérito de Leiria-Fátima, em conjunto com os Bispos espanhóis e portugueses. Nesta cerimónia foi lida a carta do Papa Francisco dirigida a todos os jovens peregrinos, incentivando-nos a ser como Maria e a “partir apressadamente” para o encontro com Jesus Cristo na Jornada Mundial da Juventude, a realizar em agosto de 2023. Após a cerimónia, seguimos em procissão até à Catedral de Santiago de Compostela, onde assistimos ao momento fulcral do “botafumeiro”.

Nessa mesma tarde fomos convidados pelo nosso Bispo, D. João Lavrador, a propor novas abordagens a outros jovens, com o intuito de se sentirem acolhidos na Igreja.

Dos momentos mais marcantes da PEJ, destacamos a Vigília de Oração, na noite de sábado, no Monte do Gozo. Através da Celebração da Palavra, fomos convidados a entregar todas as dores e pesos do Caminho a Cristo. As emoções culminaram com os testemunhos de dois jovens que saíram do abismo dos vícios e se converteram à fé. Inspiraram-nos a seguir Jesus Cristo, que nos ama e nunca nos deixa sós.

Para terminar a PEJ, no Domingo, foi celebrada a Eucaristia no Monte do Gozo, presidida pelo Cardeal D. António Marto, coadjuvado pelo Bispo de Santiago de Compostela.

Nesta Peregrinação Europeia de Jovens, fomos convidados por D. António Marto a ser como o Apóstolo Santiago, e enviados para o mundo a dar testemunho de Cristo que nos ama, com a esperança de, em 2023, nos reencontrarmos em Lisboa, juntamente com o Papa Francisco.

A peregrina,
Carina Barbosa