“Queremos seguir a Cristo”

A igreja paroquial de Pias, no Arciprestado de Monção, acolheu o Crisma arciprestal. A cerimónia foi presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador, e contou com a presença de cerca de 75 jovens das Paróquias de Pias, Taias, Mazedo, Cortes, Vila, Troviscoso, Troporiz, Merufe, Bela, Longos Vales, Pinheiros, Riba de Mouro, Tangil e Ceivães.

Crisma Monção 2022Os jovens de Pias deixaram o seu testemunho:

Após dez anos de caminhada na catequese, aproxima-se o momento da administração do Sacramento da Confirmação! Foram dez anos de aprendizagem, de convívio e troca de experiências, em que fomos criando raízes em cada ano. E tal como uma árvore cria raízes, cresce e dá frutos, é assim que nós, os jovens que vamos receber o Crisma no próximo dia 22, nos sentimos:  criámos raízes na catequese, crescemos enquanto pessoas e enquanto cristãos, e agora vamos dar frutos! Questionados pela nossa catequista sobre o que sentimos nos momentos de preparação para este grande dia, houve várias respostas, vários pensamentos… um sentimento de paz interior, de liberdade, de silêncio, de confiança na força do Espírito Santo! Mas acima de tudo, estamos confiantes para sermos fiéis na missão que Deus tem para cada um de nós.

No dia 22, aconteceu o tão esperado dia! O sentimento era de tranquilidade! Pois quando temos a certeza de que não estamos sozinhos ao longo do caminho, é sempre mais fácil! Durante uma Eucaristia cheia de emoção e uma homilia repleta de mensagens, eis que cada um foi receber o Espírito Santo, Dom de Deus!  E não podia haver melhor forma de completar este momento: cantámos a música “Fica entre nós, Senhor, neste dia!”!

No dia seguinte o sentimento foi de alegria! De coração cheio! Porque no dia anterior tínhamos recebido o Espírito Santo! Deus entrou em cada um de nós, novamente, para nos fortalecer, para nos tornar ainda melhores pessoas e para nos ajudar a ser verdadeiros Cristãos!

Resumindo numa frase o sentimento de cada um e de todos: queremos seguir a Cristo, para que Ele nos acompanhe em todos os momentos da nossa vida! E assim, sermos instrumentos de paz e amor no mundo! Descobrindo, em cada dia, a nossa missão!