Reabilitação marca roteiro da Semana Santa

As celebrações da Semana Santa, concertos, exposições, o roteiro doce e a visita às igrejas e capelas na noite de Quinta-feira Santa, compõem a iniciativa “Páscoa Doce”, organizada conjuntamente pela Câmara Municipal, pela Diocese e pela Associação Empresarial de Viana do Castelo, prometendo “cativar vianenses e visitantes” com uma programação em que se “une o religioso ao profano, conjugando a fé e a devoção com momentos de lazer e animação”.

Apresentação programa Páscoa Doce 2023Segundo o Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, o programa “conjuga, na perfeição, a componente fundamental da Páscoa, enquanto festa religiosa, e a componente profana, que visa celebrar o sentido pleno da festa vivido junto das populações e que está enraizado, não só na cidade, mas também nas freguesias”. Destacou, ainda, que a Mesa da Páscoa tem como objetivo dinamizar o comércio local e os pequenos produtores e que os workshops foram planeados a pensar nos mais novos.

Na Semana Santa, é proposto um Roteiro Doce, de modo a serem provados os doces e outros produtos das pastelarias vianenses. O presidente da Associação Empresarial revelou que o roteiro integra 25 pastelarias e que lhes foi solicitado que, “neste período de muitos turistas e de muitos munícipes, dinamizem o negócio e mantenham as portas abertas para darem a conhecer os seus produtos”.

Na programação constam, ainda, visitas a capelas, celebração de missas, um concerto, e também as Queimas de Judas, já consideradas tradição, entre muitas outras atividades.

A igreja de São Bento, em Viana do Castelo, reabre na Quinta-feira Santa para a tradicional visita às igrejas, mais de 15 anos depois de ter deixado de fazer parte daquele roteiro por falta de condições de segurança.

“Foi renovado o soalho e vamos poder abrir na Quinta-feira Santa para a visita às igrejas. Há mais de 15 anos que não podíamos abrir nessa noite porque o soalho estava todo podre e não oferecia condições de segurança. Nessa noite há sempre muita gente e o soalho da igreja não aguentava a pressão”, afirmou o Pe. Armando Dias.

Em declarações à margem da apresentação púbica do programa Páscoa Doce, esta segunda-feira, o padre responsável da Sé Catedral de Viana do Castelo adiantou que, além do soalho, a recuperação realizada no templo, construído em 1549, “incluiu a remoção da madeira do altar-mor, que estava podre, e ficou a estrutura primitiva, toda em pedra”.

“Pode ver-se a sepultura do fundador, ou fundadora, do convento. Também apareceu um túmulo do século XVI na parede lateral, que também está visível, coberto com um vidro”, explicou o Vigário Judicial da Diocese de Viana do Castelo.

Armando Dias, que é também Vigário para o Clero, explicou que a intervenção, orçada em cerca de 30 mil euros, incluiu uma limpeza dos azulejos, dando “outra dignidade” à igreja que, habitualmente, “abria ao Domingo, com muito menos gente, para a celebração da Eucaristia”.

A igreja, situada na União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, nas proximidades do terreno onde existia o prédio Coutinho, entretanto desconstruído, fazia parte do Convento de São Bento, das irmãs Beneditinas.

“O Convento foi expropriado e foi, praticamente, desfeito. Ainda restou uma parte dos claustros. Em muitas casas contíguas à igreja, ainda se pode ver os arcos do Convento”, especificou.

Armando Dias adiantou que, no total, na noite de Quinta-feira Santa, 22 igrejas de Viana do Castelo vão abrir portas à visitas dos fiéis entre as 20h00 e as 24h00.

Manda a tradição que a visita, que mobilizava milhares de pessoas, seja em número ímpar de templos, todos engalanados de flores, uma vez que os principais quadros religiosos alusivos à Páscoa também são compostos por números ímpares, como as três quedas de Cristo a caminho do Calvário e as cinco chagas.

O roteiro pelas igrejas de Viana do Castelo, retomado em 2022 após a pandemia Covid-19, é uma tradição que integra o programa Páscoa Doce, promovido pela Câmara Municipal, pela Diocese e pela Associação Empresarial de Viana do Castelo.

A programação “une o religioso ao profano, conjugando fé e devoção com momentos de lazer e animação”, sendo que, este ano, “uma das novidades é a Mesa da Páscoa – Feira das Iguarias da Páscoa, que é apresentada na Praça da República de 5 a 8 de abril, com produtos gastronómicos associados a esta celebração”.