Refoios do Lima recebeu Visita Pastoral de D. João Lavrador

Nos dias 5, 6 e 7 de janeiro, a Paróquia de Refoios do Lima recebeu calorosamente a Visita Pastoral de D. João Lavrador, que contou com um programa extenso e diversificado, permitindo a D. João conhecer uma das maiores Paróquias do Arciprestado de Ponte de Lima.

Refoios do LimaNo dia 5, pelas 11h00, D. João iniciou a visita no Centro Educativo de Refoios do Lima, onde foi recebido por professores, crianças e funcionários. Visitou também a Escola Superior Agrária, o Lar Nossa Senhora da Conceição, a Junta de Freguesia, a sede do Rancho Etnográfico, e a Associação de Caça e Pesca de Sto. Huberto. Pelas 17h00, presidiu à Eucaristia. O dia foi encerrado com o encontro de todos os organismos da Paróquia (catequistas, leitores, acólitos, fábrica da Igreja, zeladores, confrarias, coros, ministros extraordinários da comunhão, Liga Intensificadora da Ação Missionária, Apostolado de Oração, cursistas, convivas, comissões de festas e Movimento da Mensagem de Fátima).

Neste encontro, D. João referiu que a visita pastoral é uma “visita de amizade e feita à maneira de Jesus Cristo, o Bom Pastor”. Salientou, ainda, que duas palavras justificavam a sua presença junto da comunidade. A primeira palavra, Jesus. Ele percorria os caminhos das aldeias e cidades a espalhar a Boa Nova.

A segunda palavra mencionada é Apóstolo, aquele que se põe a caminho, a quem Jesus disse “Ide por todo o mundo”. A todos D. João deu uma palavra de esperança, confiança e incentivo, mostrando sempre uma atitude de grande proximidade, simplicidade e de escuta, dos anseios e dificuldades apresentados por alguns elementos dos diferentes movimentos presentes. Ao terminar o encontro, D. João fez um apelo ao compromisso e participação ativa de todos na construção de uma Igreja em mudança.

No dia 6, D. João visitou todas as capelas da Paróquia, conhecendo não só a distribuição geográfica, mas também o seu riquíssimo valor cultural, patrimonial e arquitetónico, salientado a capela de Sta. Eulália, por ter sido a igreja paroquial e também de reconhecido valor histórico. Teve, ainda, oportunidade de, aquando das visitas, contactar diretamente com os zeladores e habitantes dos respetivos lugares.

Durante este dia, visitou ainda a Associação de Motards Ases de Ponte de Lima e teve um encontro com o Grupo de Jovens: JCC e inter-paroquial. Às 19h00 presidiu à Eucaristia vespertina; da agenda, também fazia parte a visita ao Lar Santa Maria dos Anjos.

No decorrer da visita, D. João teve, ainda, a oportunidade de verificar o estado de conservação da igreja paroquial e anexos, que neste momento se assume como motivo de grande preocupação da comunidade, atendendo ao estado de degradação que apresenta. Das entidades responsáveis são esperadas soluções a curto prazo.

No dia 7 pelas 09h30, D. João participou num encontro com todos os grupos de catequese da Paróquia, as respetivas catequistas e o grupo de pais da catequese familiar.

Para este encontro, as catequistas prepararam uma dinâmica de perguntas e respostas ao Sr. Bispo. Anteriormente foi pedido a cada criança, adolescente, pais e catequistas, que de forma anónima ou não, escrevessem num pequeno papel uma questão, um pedido, um desabafo ou um testemunho. À entrada, esse papel foi colocado numa caixa e depois, de forma aleatória, as questões foram colocadas e respondidas por D. João. Atendendo ao grande número de questões e reduzido tempo para as respostas, foi entregue a D. João a caixa com as restantes questões. Neste encontro, D. João salientou a importância da família na transmissão da fé e apelou à participação na Eucaristia dominical.

Às 11h45, D. João presidiu à Eucaristia dominical e de encerramento da Visita Pastoral, em que ministrou o Sacramento do Crisma a 11 jovens da Paróquia, pedindo-lhes para que “não sintam vergonha de se ajoelhar perante Deus”.

Na homilia, D. João referiu a importância de três aspetos para que cada cristão possa testemunhar o Evangelho: a) a necessidade do encontro com Cristo, para que Cristo possa dar-Se a conhecer, b) o compromisso com a comunidade e c) o discernimento, para que cada um perceba o que Cristo espera dele…

Toda a comunidade agradece a visita, a proximidade, a abertura, a boa disposição e as agradáveis conversas do nosso Bispo e de um amigo.

Obrigado, D. João.