Sacramento da Confirmação ritmou o Pentecostes

No fim de semana em que, em Igreja, se celebrava a Solenidade de Pentecostes, D. João Lavrador presidiu a 4 celebções do Sacramento da Confirmação que decorreram nos Arciprestados de Paredes de Coura (Padronelo), Viana do Castelo (Sé) e Ponte de Lima (Calheiros), numa maratona onde identificou os mais de 400 jovens crismados como um sinal da primavera da Igreja.

Na celebração a que presidiu, no sábado de manhã em Paredes de Coura, o Bispo Diocesano referiu que "o único futuro que é possível ser vivido é o futuro alicerçado na esperança", reforçando que "a única realidade que tem força de permanecer na vida é o amor". Também, nas celebrações a que presidiu na Sé de Viana do Castelo, o Prelado colocou a tónica da sua mensagem na dimensão fundamental e axial do amor na vida do cristão.

"Quem ama tem tudo resolvido, mas quem não encontra o caminho do amor, vive a tentar preencher a sua vida com outras coisas. No entanto, quando o amor entra em nós, nós passamos a ser capazes de abrir o coração", afirmou, fazendo ecoar o que havia dito naquela manhã ao partilhar que "o amor de Deus já não é um amor exterior, mas algo que está no interior de cada ser humano".

"Quem não ama não liberta. Podemos pensar que são muitas leis, que são muitos raciocínios, que são as ideologias, que nos ajudam, mas só o amor, só o Espírito que ides receber, é capaz de nos renovar", sublinhou. D. João aproveitou, ainda, para despertar, em cada um, a urgência de servir a Igreja. "Nunca precisamos tanto de profetas, de alguém que seja capaz de anunciar a boa notícia. E a boa notícia para os dias de hoje continua a ser Jesus Cristo", explicou. "Estamos numa sociedade muito monolítica. Por isso é necessário que cada um se pergunte: Qual é o caminho em que eu posso seguir um amor maior?, mas também que pergunte a Jesus: "Jesus, qual é o caminho que tens para mim?" ", reforçou.