Agenda
Santa Maria de Riba de Âncora tem novo Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário
Palavras de gratidão e amizade marcaram a cerimónia de inauguração do Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário de Santa Maria de Riba de Âncora, no Arciprestado em Caminha.
A inauguração contou, entre outras, com as participações do Secretário de Estado da Segurança Social, Jorge Campino; diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Viana do Castelo, Orlando Antunes; Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. João Lavrador; presidentes da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages; presidente da Junta de Freguesia de Riba de Âncora, Paulo Alvarenga; vice-presidente do Conselho Diretivo dos Baldios de Riba de Âncora, João António Gonçalves; Pároco e presidente do Centro Paroquial e Social de Santa Maria de Riba de Âncora, Manuel Joaquim Oliveira. “É um projeto de todos”, afirmou Rosa Máximo, da direção do Centro de Dia.
Já Paulo Alvarenga recordou os desafios que a obra implicou e revelou, porém, que “a obra não acaba aqui” e deixou no ar que é possível ir mais longe, fazer ainda mais e que a ambição da freguesia e da sua comunidade tem sonhos ainda maiores. “Para mim, esta é a obra mais importante de todas”, referiu ainda o autarca local, visivelmente feliz da sua comunidade e da obra de todos, como a considerou.
A sessão formal foi encerrada com a intervenção de D. João Lavrador, para reforçar as palavras de gratidão em relação ao Pároco Manuel Joaquim. Falou ainda do papel da Igreja e das instituições e apelou a um trabalho conjunto. “Vamos trabalhar todos, com critério, serenidade, rigor e legalidade”, salientou.
A nova sede do Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário de Santa Maria de Riba de Âncora nasce assim no prédio que outrora foi a escola primária da freguesia. O edifício, propriedade da Câmara Municipal de Caminha, foi cedido gratuitamente, através de contrato comodato, por 50 anos, para instalação do equipamento social. “Trata-se de uma obra para a comunidade, uma comunidade alargada, que não se limita aos utentes da freguesia de Riba de Âncora”, refere em comunicado a autarquia.